ECONOMIA: Campanha Pela Redução da Desigualdade Social no Brasil é lançada em Brasília

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A Câmara dos Deputados, em Brasília, foi palco para o lançamento da Campanha Pela Redução da Desigualdade Social no Brasil, nesta quinta-feira (11). Nos próximos meses, a campanha vai informar a população do país sobre a necessidade de mudar o modelo tributário, de ampliar os direitos sociais, de cobrar mais investimentos na educação e maior valorização do trabalho, entre outros pontos.
 
 A mobilização é uma iniciativa do Conselho Federal de Economia e conta com apoio de 26 entidades, como a CNBB, Oxfam Brasil e Ordem dos Advogados do Brasil.
 
O Coordenador de Campanhas da Oxfam Brasil, Rafael Georges, explica que o modelo tributário atual contribui para o aumento da desigualdade social no país porque não diferencia ricos e pobres. Ele lembra que as pessoas que deveriam pagar mais impostos são justamente as que têm as maiores isenções.
 
SONORA: Coordenador de Campanhas da Oxfam Brasil, Rafael Georges
 
“O primeiro desafio nosso é enfrentar a questão tributária. No Brasil, criou-se um mito de que todo mundo paga muito imposto. Na verdade, quem paga muito imposto são as classes trabalhadoras de menor renda e a classe média. As classes altas, os ricos, pagam muito pouco imposto. Os super-ricos no Brasil chegam a ter até 65 por cento de isenção, enquanto a classe média tem algo entorno de sete por cento de isenção. É muito desigual”.
 
LOC: Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA, revelam que quase 50 por cento de todo o patrimônio declarado à Receita Federal no país está nas mãos de apenas meio por cento da população economicamente ativa.
 
A Campanha Pela Redução da Desigualdade Social no Brasil vai reunir sugestões que possam fazer parte de um projeto de iniciativa popular para ser entregue no Congresso Nacional.
 
O objetivo é convencer os parlamentares a aprovar um novo modelo de arrecadação de impostos que seja mais justo, como ressalta o presidente do Cofecon, Júlio Miragaya.
 
SONORA: Presidente do Cofecon, Júlio Miragaya
 
“O que a gente quer fazer é um processo de esclarecimento. Mostrar para a população como é que se estrutura o modelo tributário no país. E, a partir dessa campanha de esclarecimento, de conscientização, a gente vai partir para a mobilização. A gente vai recepcionar sugestões da sociedade. O nosso intuito é apresentar um projeto de iniciativa popular, através da coleta de um milhão e 500 mil assinaturas, para que efetivamente a gente possa começar a construir uma sociedade mais justa, mais saudável”.     
 
LOC: Para saber mais sobre a Campanha Pela Redução da Desigualdade Social no Brasil, acesse o site: campanha.cofecon.org.br
 

 

Reportagem, Cristiano Carlos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.