ECONOMIA: Caixa Econômica Federal entra em processo de abertura de capital nas bolsas de valores

Para ministro da Fazenda, a abertura de capital da Caixa não vai privatizar o banco. A presidente do banco, disse que vai seguir modelo usado no BB Seguridade, do Banco do Brasil 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e a presidente da Caixa Econômica Federal, Mirian Belchior, anunciaram nesta quarta-feira, o início da elaboração de estudo de viabilidade para abrir o capital da área de seguros do banco. Ou seja, colocar ações da área de seguros da Caixa para serem vendidas nas bolsas de valores para quem quiser comprar. O ministro da Fazenda Joaquim Levy, acredita que a abertura de capital da área de seguros da Caixa vai contribuir para que o banco tenha lucros no mercado. O ministro explica que, a abertura de capital não vai privatizar a Caixa Econômica.     

SONORA: ministro da Fazenda, Joaquim Levy
 
“A Caixa Econômica continuará sendo uma empresa 100 por cento pública, mas a atividade de seguros, que hoje inclusive já tem sócios privados, nós vamos modificar de tal maneira que se abra o capital, que se faça essa oferta pública. E os objetivos aqui estão muitos claros, uma possibilidade de aumentar a presença da Caixa Econômica em um seguimento importante.”
 
REPÓRTER: O modelo de abertura de capital, que vai ser seguido pelo governo, é o mesmo aplicado no BB Seguridade, do Banco do Brasil, que em 2013, movimentou em oferta inicial nas bolsas de valores, mais de 11 bilhões de Reais, como conta a presidente da Caixa Econômica Federal, Mirian Belchior.
 
SONORA: presidente da Caixa Econômica Federal, Mirian Belchior
 
“Considerando a experiência do BB Seguridade, nós temos condições de fazer um bom trabalho, da mesma maneira. O parâmetro básico para o estudo será o processo realizado pelo Banco do Brasil. Para esse estudo, nós vamos convidar os principais bancos de investimento atuantes no país, vamos estudar a possibilidade de fazer abertura de capital de todas as participações que a Caixa tem na área de seguros.”
 
REPÓRTER: A abertura de capital da área de seguros da Caixa Econômica Federal foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff, no final do ano passado.
 
Reportagem, Cristiano Carlos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.