ECONOMIA: Banco Central projeta inflação de 7,3% e queda de 3,3% no PIB em 2016

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, deve ficar em 7,3 por cento neste ano e estourar o teto de 6,5 por cento estabelecido pelo governo para 2016. A estimativa faz parte do Relatório Trimestral de Inflação, divulgado nesta terça-feira (27) pelo Banco Central. A projeção do IPCA para 2017 teve uma ligeira melhora, passando de 4,7 por cento para 4,4 por cento.
 
Segundo o Banco Central, a economia deve continuar em queda em 2016. O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve encerrar o ano com recuo de 3,3 por cento. Para 2017, a expectativa é melhor: o BC prevê um crescimento de 1,3 por cento no PIB, que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país.
 
A projeção para o desempenho da indústria neste ano também melhorou, embora ainda seja de retração. O BC estima uma queda de 3,3 por cento – a previsão anterior apontava um recuo de 4,6 por cento. A estimativa reflete uma melhora em todos os componentes do setor: indústria de transformação; construção civil; produção e  distribuição de eletricidade, água e gás; e indústria extrativa. O setor de serviços deve apresentar um desempenho mais desfavorável do que o previsto anteriormente e fechar o ano com queda de 2,7 por cento.
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.