DOM EXPEDITO LOPES (PI): Município apresenta baixa procura das jovens pela segunda dose da vacina contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Localizada no Sudeste do Piauí, a cidade de Dom Expedido Lopes tem um dos piores índices de vacinação do País na segunda dose contra o HPV. Apenas nove por cento das meninas entre 11 e 13 anos do município procuraram os postos de saúde para se imunizarem. As pessoas não devem se preocupar com supostos efeitos colaterais da vacina. O ministério da Saúde garante que a imunização pode causar apenas pequenos efeitos adversos, como dor no local da aplicação e em casos raros febre e dor de cabeça. O secretário de vigilância em Saúde do ministério da saúde, Jarbas Barbosa, reforça que a vacina é segura.
 
SONORA: Secretário de vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
“Vamos lembrar que essa vacina já é usada em mais de cem países do mundo, essa vacina tem mais de 50 milhões de doses aplicadas na Europa, nos Estados Unidos. É recomendada essa vacina porque é uma vacina eficaz para prevenir o câncer de colo de útero e é uma vacina segura. Nós não tivemos nenhuma reação grave associada a essa vacina no Brasil, como não houve em nenhum lugar do mundo. Há reações adversas, como em qualquer produto injetável, reações alérgicas, reações locais. Isso é infinitamente menor do que os grandes benefícios que essa vacina pode produzir”.
 
REPÓRTER: O vírus do HPV é o principal causador do câncer do colo do útero, que é terceiro tipo cancerígeno que mais mata mulheres no País. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, no estado Piauí devem ocorrer 400 novos casos de câncer de colo de útero em 2015. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, ressalta que as adolescentes precisam tomar todas as doses da vacina para ficarem imunizadas.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch
 
“É importantíssimo que as meninas tomem o esquema completo, com três doses, porque esse é o esquema que garantirá uma imunidade capaz de protegê-las contra o câncer de colo de útero. E o câncer de colo de útero, como a maioria dos cânceres, é uma doença grave.”
 
REPÓRTER: A segunda dose da imunização contra o HPV está disponível em postos de saúde de todo o Brasil. As jovens de Dom Expedito Lopes entre 11 e 13 anos podem se vacinar no centro de saúde da cidade ou em um dos quatro postos de saúde na zona rural. Os locais funcionam de segunda a sexta das sete da manhã às cinco horas da tarde.
 
Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.