DÓLAR: Moeda chega ao valor mais alto dos últimos 10 anos, sendo cotada a R$2,99

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O dólar chegou a cotação mais alta dos últimos dez anos, nesta quarta-feira, quatro de março. Depois de vir de uma variação de quase um por cento, a moeda disparou logo pela manhã e chegou a marcar dois reais e 99 centavos. Alta de 2,74 por cento. O índice não chegava a esse número desde o dia 18 de agosto de 2004, quando o dólar chegou a ser vendido a três reais. De acordo com os especialistas, a alta se deve aos sinais de maior dificuldade de aprovação do ajuste fiscal solicitado pelo governo federal ao Congresso Nacional. Outro fator apontado foi a possível suspensão de atuação no mercado por parte do Banco Central para conter o grande avanço da moeda americana. Com a alta do dólar, os produtos que compõem a mesa do brasileiro ficam mais caros. A dona de casa, Lúcia Guimarães teve que reduzir as compras do mês para segurar o orçamento mensal da família.
 
SONORA: dona de casa – Lúcia Guimarães
 
“Tudo está aumentando, tudo. Tu chega cada vez no mercado é outro preço e o salário mínimo, aquele pedacinho né? Tem que tirar os que a gente acha assim que não é necessário. Quanto as comidas tem que deixar tudo de comer. Que você não pode mais comer como há um ano, dois anos atrás.”  
 
REPÓRTER: Assim como a dona de casa, Lúcia Guimarães é no supermercado onde os brasileiros mais sentem o preço da alta do dólar. Produtos de higiene pessoal, como o desodorante e frutas, verduras e legumes já estão mais caros, já que grande parte do que é consumido no país é fruto da importação. O presidente do Conselho Federal de Economia, Paulo Dantas da Costa, diz que o que mais vai pesar no bolso do brasileiro vai ser o pãozinho do café da manhã.
 
SONORA: presidente do Conselho Federal de Economia - Paulo Dantas da Costa
 
“Isso encarece a compra ou a importação de uma série de produtos que vão desde de materiais que são utilizados de matéria-prima para a produção de medicamentos e de até outros produtos, a importação de máquinas, equipamentos e etc. E até a importação de uma coisa muito comum que está na nossa mesa do dia-a-dia que é o trigo. Trigo que é utilizado numa séries de coisas: massa, etc. e etc. mas no pão nosso de cada dia.”  
 
REPÓRTER: Especialistas preveem que a moeda norte-americana continue se valorizando nos próximos meses. Já que os indicadores e as perspectivas econômicas não estão boas. De acordo com perspectivas do mercado financeiro, o dólar pode passar o valor de três reais nas próximas semanas.
 
Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.