DIVINÓ TítuloPOLIS (MG): Município está em alerta de infestação do mosquito transmissor desde 2013

Em Divinópolis, quase cinco mil pessoas pegaram Dengue. Os casos de Zika passam de 40 e uma pessoa está com Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Pelo quarto ano seguido, Divinópolis está em situação de alerta para infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, segundo informa o Ministério da Saúde, com base em dados fornecidos pela própria prefeitura. Só este ano, foram recolhidas mais de quinhentas toneladas de entulho de quintais e terrenos baldios na cidade, mas o mosquito ainda está presente e transmitindo as doenças para a população, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. O Supervisor Geral de Controle de Endemias, Juliano Cunha, acredita que a única maneira de a cidade ficar livre do mosquito transmissor é com uma participação maior da população, principalmente eliminando os criadouros dentro de casa.

TEC/SONORA: Juliano Cunha, Supervisor Geral de Controle de Endemias

“A gente frisa muito que, se cada pessoa tirar 10 minutos por semana para vistoriar o quintal e verificando as calhas, as caixas d`´agua, iríamos reduzir drasticamente os focos encontrados nas residências.”

LOC: Em Divinópolis, quase cinco mil pessoas pegaram Dengue. Os casos de Zika passam de 40 e uma pessoa está com Chikungunya, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A funcionária pública, Cláudia Alves, de 36 anos e mora em Manoel Valinhas. Ela já teve Dengue e conta que sofreu muito com a Doença.

TEC/SONORA:
Cláudia Alves, funcionária pública

“Eu fiquei muito debilitada. Fiquei dez dias sem comer, fiquei de cama, muita dor de cabeça, fraqueza, febre.”

LOC: Se você encontrar algum lugar que possa ser criadouro do mosquito em Divinópolis ou precisa tirar dúvidas sobre o mosquito e as doenças que ele transmite, ligue no telefone da Secretaria Municipal de Saúde. O número é: 3229-6870. Para saber mais, acesse também: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.