DISTRITO FEDERAL: Feira do Guará inicia mutirão de combate ao Aedes aegypti

Cerca de 800 pessoas vão participar da ação, que vai durar 15 dias

Salvar imagem

REPÓRTER: A Feira do Guará, uma das maiores do Distrito Federal, começou, neste sábado, um mutirão contra a dengue, Zika e chikungunya. De acordo com Cristiano Jales, presidente da Associação de Feirantes do Guará, o objetivo da campanha é prevenir os frequentadores da feira dos perigos do Aedes aegypti.  
 
SONORA: Cristiano Jales – presidente da Associação de Feirantes do Guará
 
“A nossa intenção é fazer uma prevenção na Feira do Guará e nas mediações ao redor da feira. Por que? Porque aqui a gente tem o Cave, a gente tem o metrô, então não adianta nada a gente fazer um trabalho interno com os feirantes pra poder prevenir se não houver essa mobilização externa”.

REPÓRTER: Cerca de 800 pessoas estão envolvidas na ação, que vai durar 15 dias. A meta do mutirão é eliminar os focos e todo lixo que venha a ser um criadouro do Aedes. Materiais educativos serão distribuídos aos clientes da feira para que todos se mobilizem contra o mosquito transmissor. 
 
SONORA: Cristiano Jales – presidente da Associação de Feirantes do Guará
 
 “A feira tem muitos clientes de outras regiões administrativas. Então, os clientes que vierem à feira de outros locais, que eles possam levar essa ideia, que eles possam disseminar essa ideia e multiplicar nos locais onde eles residem para que a gente possa, de uma forma mais ampla, atingir um número maior de residências e de locais”.

REPÓRTER: A Feira do Guará tem mais de 600 bancas e recebe cerca de 30 mil pessoas por semana. O Distrito Federal já tem cerca de 70 por cento das casas vistoriadas pelos Agentes de Vigilância Ambiental, Agentes de Saúde e Guardas de Endemias, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. São mais de 500 agentes e 350 servidores dos Bombeiros, Forças Armadas, Defesa Civil e do Serviço de Limpeza Urbana agindo contra o Aedes aegypti em 950 mil imóveis do DF.
 
Reportagem, Ana Freire

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.