DISTRITO FEDERAL: Estudantes do DF vão receber orientação contra Aedes

Alunos e professores vão ajudar a combater o mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e o zika

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPORTER: Os alunos das escolas públicas do Distrito Federal devem voltar às aulas nos próximos dias e já devem ter dever de casa esperando. É que, a rede de ensino do DF entrou na guerra contra o Aedes Aegypti e a primeira etapa da Mobilização Nacional da Educação Contra o Zika começou com a limpeza das escolas, que já está sendo realizada pela Novacap. A secretaria de Educação do DF vai distribuir para os diretores sugestões e oferecer exemplos de projetos que podem ser implantados para combater o Aedes. Em seguida, será a vez dos alunos e professores entrarem na guerra contra o mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e o zika. O governador Rodrigo Rollemberg lembra que mais de setenta por cento da população do Aedes nasce dentro das casas e ressalta que é importante a colaboração dos estudantes na conscientização de toda a família.
 
SONORA: governador do DF, Rodrigo Rollemberg
 
Eu pessoalmente tenho a crença, uma convicção muito grande no papel da juventude, das crianças e dos jovens para que a gente tenha sucesso no combate a esse mosquito. Tenho certeza que se cada um, cada uma de vocês tirar um pequeno tempo do dia ou da semana pra alertar o pai, alertar a mãe, acompanhar o pai, a mãe numa vistoria pelo quintal, uma vistoria no jardim, dentro de casa, basta que a gente não deixe água parada.”
  
REPÓRTER: O Ministério da Saúde recomenda que a população reserve 15 minutos por semana para combater o Aedes Aegypti. O Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, reforça que, para combater o mosquito é preciso ficar atento aos recipientes que acumulam água.
 
SONORA: secretário de vigilância em saúde, Antônio Nardi
 
“O mais efetivo nesse momento é a eliminação de todo e qualquer recipiente que posso juntar água parada e proliferar o mosquito Aede Aegypti. Não deixarem expostos copinhos, copos, garrafas, latas, tampas de garrafa. Verifiquem a vedação da caixa d’água, desemtupam as calhas.”
 
REPÓRTER: Além das escolas de ensino fundamental e médio, as universidades Federais, órgãos públicos federais, estaduais e municipais, Forças Armadas, entidades religiosas, organizações não governamentais e lideranças comunitárias também estão participando do combate ao Aedes, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br.
 

 

Reportagem, Marquezan Araújo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.