DISTRITO FEDERAL: DF registra 51 casos de Tuberculose neste início de ano

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC:Em Brasília, até o atual momento, foram registrados 51 casos de Tuberculose. Esse problema de saúde é marcado por tosses e febres, e, em casos mais comuns, acometem a região pulmonar. A patologia pode ser transmitida pelo próprio sintoma da tosse, saliva e até mesmo pelo ar. Segundo a Secretária de Saúde do DF, as regiões que mais sofrem com a doença são Ceilândia e Taguatinga, com 66 e 33 casos, em 2016. Isso totalizou 306 confirmações de Tuberculose durante todo o ano passado.

 

Os números atuais da doença em 2017 não assustam. Segundo a gerente de doenças crônicas da Secretaria de Saúde do DF, Lindivânia Brandão, a saúde do Distrito Federal segue mantendo mesma média de casos, comparando ao mesmo período do ano passado. Ela ressalta que a transmissão da doença não é imediata e sim por um contato prolongado com o paciente.

 

TEC/SONORA:Lindivânia Brandão, coordenadora do Setor de Tuberculose do Distrito Federal.

 

“É bom frisar que, na Tuberculose, você precisa geralmente de um tempo prolongado com a pessoa doente. Geralmente esse contato é íntimo e prolongado. Então, principalmente as pessoas da casa, devem ser examinadas, e a gente chama de exames de contato, né? Com todos os contatos do paciente. Eles devem ser examinados para saber se também estão com Tuberculose e começar o tratamento.”

  

LOC:Stephanie Pimentel é bancária, tem 34 anos e já sofreu com a Tuberculose. Ela conta que realizou o tratamento corretamente e não sabe ao certo aonde contraiu a doença. De acordo com ela, por conta do filho e pelas informações que buscou, não pensou em desistir do tratamento.

 

TEC/SONORA:Stephanie Pimentel, bancária.

 

“Eu não tive, mas eu até acredito que as pessoas que tem esse ímpeto de abandonar o tratamento, primeiro em função do desconhecimento, da gravidade da coisa e pelos efeitos colaterais que são muito ruins. Mas eu acho que, quando a gente tem consciência do benefício final, nenhum obstáculo no meio do caminho é tão grande.”

 

 

LOC:Se você tiver alguns dos sintomas da doença, busque auxílio no posto de saúde mais próximo. E, o mais importante, não abandone o tratamento. A Tuberculose tem cura e as medicaçõessão oferecidas gratuitamente pelo SUS. Para mais informações, acesse saude.gov.br. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.