Dengue, Zika e Chikungunha trazem sérios prejuízos para os trabalhadores autônomos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

LOC: Mais de um milhão e meio de pessoas já foram vítimas do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya no Brasil só este ano, de acordo com o último Levantamento do Ministério da Saúde. Por trás desse número está o prejuízo causado pelo mosquito à saúde e a renda das pessoas contaminadas. Trabalhadores autônomos e pequenos empresários que caem de cama, vitimados pelas doenças, não conseguem trabalhar e sentem também no bolso o impacto dos vírus transmitidos pelo mosquito. É o caso de Sebastião Vasconcelos de Oliveira, o Seu Batico, que trabalha com serviços gerais em Rio Branco, no Acre. Ele foi picado pelo mosquito, teve Chikungunya e outra complicação neurológica rara. Ele ficou semanas sem poder trabalhar. A dor e o prejuízo o despertaram para os cuidados com os focos do mosquito.

TEC/SONORA: Sebastião Vasconcelos de Oliveira, trabalhador autônomo

 

“O sintoma da ‘bicha’ é ruim demais, meu irmão, Deus me livre. Não queira nem saber porque o trem é ruim, viu. Dá frio, febre, parece, assim, que o ‘cabra’ levou uma ‘pisa de pau’ mesmo, porque o negócio não é bom não, o negócio é ruim mesmo. E eu peguei a tal da (Síndrome de) Guillain-Barré também e foi ali que o negocio foi pesado. Então, eu sei que a gente fica mais esperto. A gente cuida bem da caixa (d’água), não deixa acumular água em vazo, em tampinha de guaraná, em copo. A gente está sempre nos cuidados.”


LOC: Gerlane Anderson, de trinta e nove anos, tem uma loja de enxovais em Terezina, no Piauí. Na loja, é ela quem faz tudo e cuida da administração. Gerlane teve Chikungunya em Março e sente as dores até hoje. Para não ficar sem dinheiro e para ter condições de pagar os fornecedores, ela teve que ir para a loja todos os dias, sob fortes dores. Na pior fase da doença, ela não aguentava nem ficar em pé para atender os clientes.

TEC/SONORA: Gerlane Anderson, pequena empresária.

Como eu trabalho por conta própria, eu tenho uma loja, eu não podia parar. Então eu tinha que vir trabalhar mesmo assim, doente./// Sofrendo muito! Eu ficava o tempo todo sentada. Minhas clientes entendiam que eu estava com Chikungunya e me ajudavam a abrir a porta, pegar uma água... porque eu não conseguia me movimentar./// Ainda hoje eu sinto.// De manhã, quando eu coloco o pé no chão, dói muito.”

LOC: De acordo com o IBGE, o número de trabalhadores autônomos no Brasil é de quatro milhões e trezentas mil pessoas. E esse número está crescendo. Nos últimos quatro anos houve um aumento de mais de dez por cento na quantidade de profissionais que atuam por conta própria no país, de acordo com o Instituto. A instabilidade do mercado de trabalho e o desejo de iniciar o seu próprio negócio podem estar por trás desse aumento.

 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.