DENGUE: Toledo, Guaíra e Palotina enfrentam dificuldades com a doença

Salvar imagem

LOC: Loriane Zanoto é agente de endemias. Todos os dias ela bate às portas dos moradores de Toledo para orientar a população sobre como eliminar os focos do mosquito da Dengue. Apesar disso, Loriane viajou para Paranguá, no ano passado, e pegou a doença. Foram dias e dias de dor e mal-estar, que fizeram Loriane repensar os cuidados com o mosquito.

TEC/SONORA: Loriane Zanoto, agente de endemias
“Eu fui viajar e não tomei os devidos cuidados. Eu como agente, orientava a população para que, sempre que fosse sair para uma cidade que estivesse em epidemia, procurar usar o repelente. Mas eu acabei não fazendo o meu dever de casa. Eu falava para os outros fazerem isso, mas eu acabei não fazendo.” 

LOC: A Dengue não é um problema só de Toledo, apesar da cidade ter tido mais de 600 casos confirmados da doença, este ano, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Guaíra e Palotina, cidades próximas, também estão enfrentando dificuldades para acabar com os casos da doença. Guaíra, por exemplo, teve 190 casos suspeitos de Dengue, entre  agosto de 2015 e julho de 2016. Palotina teve 215 casos confirmados da doença. 
Durante o período, o estado do Paraná registrou mais de 56 mil confirmações de pessoas com o vírus. Por isso, LorianeZanoto, que continua trabalhando com a orientação aos moradores em Toledo, pede a ajuda de toda a população para acabar com os criadouros do mosquito.

TEC/SONORA: Loriane Zanoto, agente de endemias

“Gostaria de alertar todos os moradores para que tomem cuidado com os seus quintais. Só quem passa pela doença sabe o quanto é difícil e complicado passar por isso. Então, uma vez por semana, dê uma olhadinha no quintal. Procura fazer a sua parte em casa. Porque muitas pessoas acabam não fazendo a tarefa de casa que é fazer a vistoria e cuidar do seu quintal. E outras pessoas acabam sendo prejudicadas por isso.”

LOC: Segundo o Ministério da Saúde, 15 minutos por semana bastam para que você limpe os recipientes com água parada em casa. Para evitar que mais pessoas peguem Dengue, Zika ou Chikungunya, esse trabalho deve ser feito sempre e virar parte da rotina de toda a população. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.