DENGUE: Mais de 460 mil pessoas foram diagnosticadas com dengue apenas no primeiro trimestre de 201

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Entre janeiro e março deste ano, os casos de dengue no Brasil aumentaram 240 por cento em relação ao mesmo período em 2014.  Foram registrados mais de 460 mil casos da doença. O especialista em epidemiologia da Universidade de Brasília, Pedro Luiz Tauil, explica que a falta de saneamento básico é a principal causa do aumento de pessoas infectadas pelo Aedes aegypti, mosquito que transmite o dengue.

SONORA: Pedro Luiz Tauil
“Está subindo o dengue no mundo porque houve uma modificação muito grande na estrutura populacional dos países. Houve um fluxo migratório rural urbano muito rápido e muito intenso após a Segunda Grande Guerra Mundial, e isso fez com que as grandes e médias cidades não oferecessem à sua população, à totalidade da sua população, condições dignas de habitação e saneamento. Nas cidades brasileiras, nós temos 10 a 20 por cento da população vivendo em favelas, invasões, cortiços, mocambos, que são condições inadequadas de saneamento e de habitação. Isto favorece e facilita a proliferação do mosquito.”
REPÓRTER: No primeiro trimestre deste ano, mais de 460 mil pessoas foram infectadas com o dengue. Outras 132  morreram por causa da doença. O número é maior do que em 2014, onde 102 pessoas foram vítimas do mosquito. Ainda não existe uma vacina que possa prevenir o dengue, mas o ministério da Saúde alerta sobre os cuidados que devem ser tomados pela população. A recomendação é sempre manter a casa limpa, usar areia grossa em pratos de vasos de plantas, virar garrafas vazias de boca pra baixo garrafas vazias, não deixar água parada em pneus ou outros recipientes. Mais informações no site www.saude.gov.br.
Reportagem, Sara Rodrigues

Receba nossos conteúdos em primeira mão.