DENGUE: Lorena e Guaratinguetá estão em estado de alerta para mosquito transmissor

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A cidade de Lorena está em situação de alerta para a infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. De acordo com o Ministério da Saúde, a cidade, que tem histórico de epidemia da doença, registra pelo terceiro ano seguido, estado de alerta. Keller da Silva, é agente de Combate ao Mosquito, na cidade e, por ironia do destino, teve Dengue enquanto cursava faculdade, perto de um terreno baldio, que acumulava água parada. Ele conta o que sentiu.
 
TEC/SONORA: Keller Silva, agente de combate ao vetor
 
“Começou e eu estava com bastante febre. Aí, acompanhando a febre veio a moleza, a dor no corpo. Mas, no geral, foi mais a febre e a dor no corpo mesmo. Aí, foi coisa de uma semana mal. Mas depois de uma semana tomando bastante líquido, isso se normalizou.” 
 
LOC: Acontece que, Lorena, não é o único município da região em estado de alerta. Keller mora em Lorena, mas pegou Dengue em Guaratinguetá, outra cidade que sofre com altos índices de infestação. Por isso, é importante lembrar que, quando uma cidade está infestada, ela também pode contaminar municípios vizinhos. É o que conta Davi Quadros, educador em Saúde no Combate à Dengue de Lorena.
 
TEC/SONORA: Davi Quadros, educador em Saúde no Combate à Dengue de Lorena
 
“As fêmeas infectadas em um ponto da cidade entram em um caminhão de entrega lá naquele bairro e depois, abrem o baú. Uma femeazinha entra no baú e desce no próximo bairro, no município vizinho, até mesmo no estado vizinho. Porque eu falo para a população daqui: nós podemos receber várias fêmeas infectadas de outros estados porque nós estamos no Vale do Paraíba, entre Rio, São Paulo e Minas. Os três pólos de maior população no Brasil.” 
 
LOC: Ninguém quer pegar Dengue, Zika ou Chikungunya, certo? Ou pior, ver alguém da família doente por causa de um mosquito, não é mesmo? Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que você separe 15 minutinhos do seu tempo, semanalmente, para limpar os recipientes com água parada que existem na sua casa. Assim, você garante a segurança de todo mundo que vive perto de você. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes .

Receba nossos conteúdos em primeira mão.