DENGUE: Casos registrados no Brasil caíram 61% nos últimos dez meses

Entre janeiro e outubro de 2013, foram registrados um milhão e quatrocentos mil casos de dengue, caindo para quinhentos e cinquenta e seis mil e trezentos no mesmo período deste ano

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio - 03'16''

REPÓRTER: O número de casos de dengue registrados no Brasil caiu 61% entre janeiro e outubro de 2014, em comparação ao mesmo período de 2013, passando de um milhão e quatrocentos mil casos para quinhentos e cinquenta e seis mil e trezentos. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde esta semana. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, conta que o grande número de casos em 2013 pode ser explicado pelo surgimento de um novo vírus da dengue e o reaparecimento de outro.

SONORA:secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde – Jarbas Barbosa

"Foi detectado, no final de 2012 e começo de 2011, que era o Den -4 e a gente teve também uma recirculação do Den -1. Depois de muitos anos que um sorotipo circulou, vão nascendo gerações que não tiveram dengue por aquele sorotipo e a gente acumula suscetíveis capazes de gerar uma nova onda de circulação. Então, entre 2011 e 2014, a gente teve esses dois fenômenos se superpondo. Este ano, a gente teve uma transmissão bem menor, majoritariamente pelo Den-1 também com alguma transmissão ainda pelo Den-4."

REPÓRTER: Apesar da redução dos casos de dengue no Brasil , o Ministério da Saúde alerta que as medidas de prevenção devem permanecer e que cada morador deve reforçar as ações de eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti. A educadora física, Amanda Assunção, está sempre atenta aos cuidados para evitar a dengue:

SONORA: educadora física – Amanda Assunção

"Não deixar água visível, a caixa d´água que a gente tem para pegar água da chuva, ela é bem fechadinha, não tem nenhuma tampa, nada descoberto onde possa acumular água, em casa tem piscina e a gente cobre com duas capas. Esses são os cuidados que a gente sempre tem aqui em casa e é isso que a gente faz e tenta falar com o vizinho."

REPÓRTER: As mortes por dengue no Brasil também caíram este ano em comparação a 2013. Em 2014, foram 379 mortes, contra 646 confirmadas no ano passado, ou seja: uma redução de 41%. O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, explica que esse número é resultado de um conjunto de ações promovidas pelo Ministério da Saúde  :

SONORA: secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde - Jarbas Barbosa

"Com a integração com a área assistencial, a divulgação de protocolos simples capazes de fazer com que o médico na equipe de saúde da família, o médico no centro de saúde, o médico na UPA separasse rapidamente aqueles casos de poderiam agravar e fazer a medida de hidratação e monitoramento tem produzido um resultado importante de redução de óbitos que eu creio que tem ser valorizado. É importante reduzir o mosquito, mas é importante também a rede de serviço de saúde estar preparada."

REPÓRTER: Para reduzir cada vez mais os registros de dengue no Brasil , o Ministério da Saúde mantém um programa permanente de combate ao Aedes Aegypti. Neste ano, foram repassados aos estados e municípios um bilhão e duzentos milhões de reais para a manutenção de ações de vigilância, prevenção e controle da doença. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

Receba nossos conteúdos em primeira mão.