DENGUE: 135 municípios estão em situação de risco para uma possível epidemia

De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o combate à doença deve ser realizado por toda a sociedade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio - 01'25''

REPÓRTER: Cento e trinta e cinco municípios estão em situação de risco para uma possível epidemia de dengue. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o combate à doença deve ser realizado por toda a sociedade.

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

"Os gestores municipais, estaduais e o Ministério da Saúde, têm a obrigação de fazer a estratégia de enfrentamento e a mobilização da sociedade, no sentido de fazer o controle do mosquito transmissor da dengue e do chikungunya. É uma responsabilidade que tem que ser compartilhada pela sociedade, é uma responsabilidade de todos."

REPÓRTER: No Nordeste e no Centro Oeste, o armazenamento residencial de água em caixas d'água é a principal preocupação das autoridades de saúde. A auxiliar de enfermagem, Vivian Daiana da Silva, por exemplo, mora na cidade de Paramirim, Bahia. Ela garante que está atenta às medidas de prevenção.

SONORA: auxiliar de enfermagem – Vivian Daiana da Silva

"Todo mês o agente de saúde passa e orienta, o agente de endemias coloca aquele pozinho na caixa. Eu lavo a caixa todo mês, aí eu deixo ela sempre fechada e só abro para lavar. Eu tenho cuidado com o lixo para não deixar nada que acumula água."

REPÓRTER: Ao longo deste ano, o Ministério da Saúde repassou para todo o país cerca de um bilhão e 200 milhões de reais para ações de vigilância, prevenção e controle dengue. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Diane Lourenço

Receba nossos conteúdos em primeira mão.