CURSO: Judiciário paraense vai formar mediadores

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, o Cejusc, em parceria com a Famaz, vai realizar o primeiro curso de formação de mediadores de 2016. Vai ser o primeiro com 100 horas de duração, como prevê o Conselho Nacional de Justiça. 

Salvar imagem

REPÓRTER: O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, o Cejusc, em parceria com a Famaz, vai realizar o primeiro curso de formação de mediadores de 2016. Vai ser o primeiro com 100 horas de duração, como prevê o Conselho Nacional de Justiça. Dos inscritos, 16 pessoas vão ser selecionadas para participar da formação. Acadêmicos de direito, servidores do Judiciário e operadores do Direito podem participar do curso, que vai abordar técnicas de negociação, como mediação, conciliação e arbitragem. A coordenadora do Cejusc da Famaz, juíza Ana Patrícia Alves, comenta os benefícios da mediação.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
SONORA: Coordenadora do Cejusc da Famaz, juíza Ana Patrícia Alves.
 
“O mediador ele vai facilitar que as partes restabeleçam esse diálogo para que elas mesmas possam chegar a um consenso a respeito da melhor forma de resolver aquele problema. Então, a gente quer a extinção do processo através de um acordo, que as partes mesmas constroem e vão cumprir, porque elas vão dar a palavra delas e não ter aquele prosseguimento do conflito. Na verdade o que a gente busca é construir uma sociedade melhor, uma sociedade mais solidária, uma sociedade em que as pessoas, elas próprias, tenham condições de resolver essas questões”.
 
REPÓRTER: O curso de formação de mediadores vai ocorrer de 13 a 19 de janeiro. Os selecionados vão ter 60 horas de aulas teóricas, com a aprendizagem de técnicas de negociação, além de simulação em sala de aula, envolvendo a ética e a postura do mediador nas audiências. Os formandos vão cumprir ainda 40 horas de prática no Cejusc, onde vão atuar como voluntários.
Reportagem, Thamyres Nicolau
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.