CURRAIS NOVOS (RN): Cadastrados na Unidade de Coleta e Transfusão de Currais Novos não retornam para doar sangue

A Unidade de Coleta e Transfusão de Currais Novos está preocupada, pois os doadores de repetição da estão desaparecendo

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Se você já doou sangue na Unidade de Coleta e Transfusão de Currais Novos, a instituição está esperando o seu retorno. Os doadores de repetição da unidade estão desaparecendo. A médica do centro de coleta, Ana Cristina Pereira, se lembra da importância da continuidade da doação de sangue para garantir que os estoques consigam atender a todas as demandas que dependem do material. A Unidade de Coleta e Transfusão de Currais Novos atende nove municípios do Rio Grande do Norte.

TEC/SONORA: Ana Cristina da Fonseca Pereira, médica da Unidade de Coleta e Transfusão de Currais Novos.

“Sempre “está” tendo novos doadores. Os doadores já existentes é que o retorno não está sendo com tanta frequência. A gente tem muitos novos doadores para reposição. A gente sempre está solicitando a presença dos doadores aqui na unidade. É importante um melhor incentivo para os doadores já existentes no sistema e um maior estímulo para dar continuidade.”

LOC: Há 26 anos, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pio Marinheiro, 53 anos, transformou a doação de sangue em rotina na sua vida. Casado, pai de dois filhos, o morador da Rua Operário João Eduardo da Silva, no Bairro Gilberto Pinheiro, em Currais Novos, também já precisou de sangue quando sofreu um acidente de carro no passado. Ele alerta sempre que qualquer um pode precisar e garante que o compromisso com a unidade de coleta faz bem tanto para o doador quanto para o receptor de sangue.

TEC/SONORA: Pio Marinheiro de Souza Neto, professor universitário.

“Lembre que ninguém sabe quem vai precisar desse sangue amanhã. Pode ser até nós mesmos, como eu já precisei, em algum acidente automobilístico. Na hora que você transformar isso como uma rotina, é uma rotina do bem que você está trazendo para a sua vida. Eu conheci as vantagens, vi qual era as necessidades e eu achei que era uma atitude bem de solidariedade. E a partir desse dia eu coloquei como doador voluntário e sempre eu estou procurando doar. Eu acho que hoje eu já doei mais de 50 vezes.”


LOC: Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar com boa saúde e pesar acima de 50 quilos. A Unidade de Coleta e Transfusão de Currais Novos está localizada na Rua Carnaúba dos Dantas, 150, no bairro Juscelino Kubitschek, ao lado do Hospital Regional de Currais Novos. As coletas são feitas de segunda a sexta, das oito às onze e meia e das duas da tarde às cinco e meia. Nos sábados, funciona apenas pela manhã, das oito às onze e meia. O telefone é 3405-3629. Repetindo: 3405-3629.  Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.