CURRAIS NOVOS (RN):Acúmulo de lixo e falta de água, são as principais dificuldades do município no combate ao mosquito

Segundo a Secretaria de Saúde, oito casos foram confirmados até agora por meio de exame. Mas o órgão acredita que esse número deva ser muito maior, já que o município tem mais de três mil casos notificados das três doenças.

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Desde o ano passado, temos a informação que o mosquito da Dengue também transmite Chikungunya e Zika. São mais doenças que preocupam toda a população. Em Currais Novos, o problema tem sido a Chikungunya. Segundo a Secretaria de Saúde, oito casos foram confirmados, até agora, por meio de exame. Mas, o órgão acredita que esse número deva ser muito maior, já que, o município tem mais de três mil casos notificados das três doenças. Isso preocupa, pois significa que o vírus circula no município e traz risco de epidemia, caso não ocorram os cuidados necessários. A porta-voz da Secretaria de Saúde, Ana Paula Dantas, fala que várias pessoas da população não acreditavam que a Chikungunya chegasse até suas casas, mas pelo descuido delas houve um surto. Ana Paula relata as principais dificuldades do município em combater o mosquito. 
 
TEC/SONORA: Ana Paula Dantas, porta-voz da Secretaria de Saúde, de Currais Novos
 
“O problema aqui é o acúmulo de lixo que os moradores continuam produzindo. E como aqui tem o problema da falta d’água, muitas vezes, não têm cuidado com o armazenamento. É feito fechamento nessas caixas e nesses depósitos de água, mas os moradores não têm cuidado. Deixam o nível de a água abaixar demais, com isso o peixe morre, começam as larvas e o mosquito se desenvolvendo. Então, o maior entrave está sendo esse. Tanto que nessa parte de educação e saúde a gente continua trabalhando. Mas, são coisas que todos já sabem, que o mosquito pode provocar, que levam até à morte e tudo isso. Mas está faltando conscientização.” 
 
LOC: Para que o mosquito seja extinto é necessário que a população trabalhe junto com o poder público. Quando um deixar a desejar, deve ser cobrado. O Ministério da Saúde lembra que, o principal instrumento para combater o mosquito está em nossas mãos e exige esforço simples de todos os brasileiros. É bem simples. Basta ter o cuidado permanente e contínuo em nossas casas, nos locais de trabalho, nas escolas, nos logradouros públicos, enfim, em todos os lugares, para que esses ambientes não se transformem em espaço para o crescimento do mosquito. A Ana Paula vem fazer um pedido muito importante para toda a comunidade. 
 
TEC/SONORA: Ana Paula Dantas, porta-voz da Secretaria de Saúde, de Currais Novos. 
 
“Pedimos encarecidamente a conscientização da população. A gente pede ajuda de todos neste período. Já sabemos que estão surgindo novas doenças que são causadas pelo mesmo vetor. Então, a gente pede o apoio e a ajuda de todos neste combate ao mosquito, porque sozinho a gente não vai conseguir.”
 
LOC: Entre neste combate e não deixe que o mosquito continue marcando a vida de tanta gente. A eliminação de focos pode salvar vidas, começando pela sua e da sua família. Saiba mais sobre como combater o transmissor na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.