CURITIBA (PR): Ação contínua no aeroporto da cidade dá resultado e ainda ensina a combater Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Funcionários da Infraero fazem nesta quinta-feira, dia 17, um mutirão no Aeroporto Internacional Afonso Pena para combater o mosquito da dengue.

O grupo vai inspecionar a área do aeroporto para recolher lixo e eliminar locais e objetos que podem servir como criadouros do transmissor da dengue, chicunghunya e vírus zika.

Esse trabalho é feito todas as semanas e até agora nenhum foco do mosquito foi encontrado no aeroporto.

O superintendente do aeroporto, Antônio Pallu, explica que, por determinação da Infraero, esse tipo de ação foi intensificado nos últimos tempos por causa da explosão de casos das doenças, mas que no Afonso Pena o combate ao aedes aegipty é feito durante todo o ano.

Isso, segundo ele, também faz com que as pessoas que passam ou trabalham lá levem para a casa conhecimentos de como se livrar do mosquito.

 

SONORA: Antônio Pallu, Superintendente do Aeroporto Internacional Afonso Pena.

"E a conscientização é legal porque o pessoal que participa das blitz trazem lições aprendidas e utilizam dos conhecimentos que são divulgados através da campanha pelos folders, até no sistema de som. Nós fazemos um divulgação de 30 em 30 minutos de boas práticas e de ações de combate ao aedes. Então a gente ouve também o pessoal comentando a respeito “ah, lá na minha casa tinha uma calha que ‘tava desnivelada a acumulando água e eu nem me dava por conta, e passei a observar com essas ações que são praticadas no aeroporto.”

REPÓRTER: O aeroporto Internacional Afonso Pena é administrado pela Infraero e abrange uma área de seis milhões de metros quadrados em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

Diariamente, 200 aviões pousam e decolam do aeroporto, gerando um movimento de cerca de 50 mil pessoas por dia e sete milhões e trezentas mil pessoas por ano.

Reportagem, André Giusti

 

Veja mais:

CURITIBA (PR): Combate contra Aedes conta com mil agentes nas ruas da cidade

PARANÁ: Ações contra Aedes serão realizadas em escolas a partir do primeiro dia de aula

 


Receba nossos conteúdos em primeira mão.