CUIABÁ (MT): Hemocentro de Cuiabá serve de apoio para todo o estado

Quase 30% das coletas de sangue feitas em Mato Grosso em 2014 foram realizadas na capital.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Hemocentro de Cuiabá é a unidade que coordena e serve de apoio para toda a rede de coleta de sangue em Mato Grosso, composta por mais 16 unidades. De acordo com os dados mais recentes da Secretaria de Saúde do estado, quase 30% das coletas de sangue realizadas em 2014 aconteceram apenas no hemocentro de Cuiabá. Por isso, é muito importante que o estoque de bolsas na capital esteja sempre em boas condições. Quem explica mais sobre o assunto é a gerente da Hemorrede de Mato Grosso, Edirlene Antunes.

TEC./SONORA:
Edirlene Antunes, Gerente da Hemorrede de Mato Grosso.

“Como a gente é Hemocentro Coordenador, a gente precisa ter um estoque bacana, porque nós somos também retaguarda de todo o interior. O interior, quando necessita de bolsas, se reporta a nós para ver se a gente pode ajudar. Então conversamos entre nós para que um apoie o outro, se um lugar tem maisbolsas e outro menos, para que a gente faça esse equilíbrio.”

LOC.: O hemocentro de Cuiabá realiza coletas, transfusões de sangue e serve de apoio para as outras unidades. Mas tem um diferencial: a unidade possui um ambulatório para assistência hematológica. Lá, são atendidas, por exemplo, pessoas com doenças que exigem transfusões frequentes. Cada paciente pode precisar de um componente do sangue diferente, como explica Edirlene.

TEC./SONORA: Edirlene Antunes, Gerente da Hemorrede de Mato Grosso.

“A gente chama de ambulatório de transfusão, porque nós somos referência na assistência hematológica no estado. Então, por nós termos um ambulatório aqui de transfusão, a gente recebe pessoas que recebem toda semana, por exemplo, plaquetas. As plaquetas são responsáveis pela coagulação sanguínea. Porque o doador doa o sangue total. O sangue total significa que eu tenho esses quatro hemocomponentes. Quando eu processo a bolsa, eu separo os hemocomponentes e aí eu utilizo para casos específicos.”


LOC.: Para doar sangue, é preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, ter boa saúde e vontade de ajudar. Para menores de idade, entre 16 e 18 anos, é necessária autorização dos pais ou responsáveis. O hemocentro de Cuiabá fica no bairro Porto, Rua 13 de Junho, número 1055. Se quiser falar com a unidade, ligue (65) 3623 0044. Repetindo: (65) 3623 0044. Você também pode doar sangue na Unidade de Coleta e Transfusão de Cuiabá, que fica na rua General Vale, número 192. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue. Ministério da Saúde e Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.