CRUZEIRO DO SUL (AC): Vacina contra HPV é segura, garante Ministério da Saúde. Meninas entre 11 e 13 anos devem se proteger

Vacinação com segunda dose da vacina contra HPV é baixa, em Cruzeiro do Sul. Meninas entre 11 e 13 anos devem ir aos sete postos de saúde para se protegerem do câncer do colo do útero

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os boatos de efeitos colaterais da vacina contra o HPV, que aconteceram em São Paulo, no ano passado, assustaram a população de Cruzeiro do Sul. As meninas paulistanas reclamaram de dores de cabeça e tremedeiras, após tomarem a segunda dose da imunização contra o HPV. Mas, segundo o ministério da Saúde, os efeitos adversos não tiveram nenhuma relação com a vacina. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, do ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica que, a vacina é segura e, garante que, a aplicação não dói.

SONORA: diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, do ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch
 
"A vacina contra o HPV, ela não contém vírus, ela não contém bactérias. Ela é uma vacina que contém algumas moléculas, que são agrupadas por um procedimento de biologia, de engenharia genética, que são moléculas que também estão presentes no vírus, justamente para mostrar para o sistema imunológico das pessoas, um pedacinho do vírus e ensiná-lo a reagir contra esse pedaço do vírus. Como a vacina não tem vírus e não tem bactérias, ela não produz infecção, ela é uma vacina extremamente segura”.
 
REPÓRTER: O médico especialista em HPV, Julio José Maximo de Carvalho, explica que, as meninas entre 11 e 13 de idade são mais sensíveis ao processo de vacinação.
 
SONORA: médico especialista em HPV, Julio José Maximo de Carvalho
 
“Para você ter uma ideia, no primeiro ano de idade, as crianças tomam aproximadamente 10 vacinas, no primeiro ano de idade. É lógico que, em todas as vacinas podem ocorrer efeitos colaterais como dor local, febre e as vezes tontura. Então, qualquer vacina pode dar e, a vacina do HPV também. Na idade da adolescente, de 11 a 13 anos, as crianças e os jovens são mais sensíveis a isso, essas partes de dor e injeções”.
 
REPÓRTER: Para se vacinar, as meninas devem levar o cartão de vacinação ou um documento de identidade. Os sete postos de saúde, de Cruzeiro do Sul, funcionam de segunda a sexta-feira, entre oito da manhã às cinco da tarde.
 
Com colaboração de Guilherme Pesqueira, reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.