CRUZEIRO DO SUL (AC): Com a ajuda de escolas, município dá exemplo e cumpre a meta de vacinação contra o HPV

A mais de 630 quilômetros da capital Rio Branco, o município acreano de Cruzeiro do Sul registrou baixas taxas de vacinação no início da segunda fase da campanha contra o vírus HPV – principal causa do câncer do colo do útero.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A mais de 630 quilômetros da capital Rio Branco, o município acreano de Cruzeiro do Sul registrou baixas taxas de vacinação no início da segunda fase da campanha contra o vírus HPV – principal causa do câncer do colo do útero. Até 17 de dezembro, dados do ministério da Saúde apontavam que a taxa de vacinação na segunda dose da vacina estava abaixo de 25% em todas as faixas etárias. Mas com o trabalho da equipe de imunização responsável pela vacinação, principalmente nas escolas da cidade, o percentual chegou aos 75% de meninas entre 11 e 13 anos vacinadas – que é a meta estipulada pelo ministério para os municípios de todo o país. Os dados atualizados são da coordenadora do Plano Nacional de Imunização em Cruzeiro do Sul, Janaina da Costa Negreiros. A gestora explica que até as comunidades mais distantes foram atendidas.
 
SONORA: Coordenadora do PNI em Cruzeiro do Sul, Janaína da Costa Negreiros
 
“Estava faltando só a parte ribeirinha, porque na época de agosto e setembro os rios aqui, eles estão secos, isso dificulta muito nosso acesso para embarcação maior que é o que a gente leva quando vai a vacina. E aí em novembro a equipe se deslocou, porque já tinha começado o período chuvoso aqui da nossa região, os rios já tinham pleno acesso e aí foi quando então foi concluída com essa parte que faltava que era só a parte ribeirinha.”
 
REPÓRTER: O município contou coma ajuda da Secretaria de Educação que disponibilizou as escolas para a distribuição da primeira e da segunda dose da vacina. Thiago Muniz da Silva é diretor do Colégio Cristão Cruzeiro, uma das escolas que apóia a campanha de vacinação. O diretor afirmou que a parceria foi importante e explicou como inseriu o tema dentro da comunidade escolar.
 
SONORA: Diretor do colégio Cristão Cruzeiro, Thiago Muniz da Silva
 
“Nós chamamos as alunas e demos uma palestra para elas explicando a importância da vacina, então foi dada essa palestra em parceria com a secretaria de saúde. E aí também a gente convidou os pais para que eles pudessem ir ao dia da reunião de entrega de notas, a gente aproveitou a oportunidade e também foi um grupo da secretaria lá e explicou, aproveitou e explicou também para os pais a importância incentivando também eles neste sentido de está ali permitindo que as filhas tomassem a vacina.”
 
REPORTAGEM: O município de Cruzeiro do Sul é um exemplo de como a vacinação deve acontecer. Porém, esta realidade não reflete em municípios do próprio estado. Em Senador Guiomar, cidade próxima da capital Rio Branco, a taxa de adesão da vacina chegou a 11 por cento na faixa etária de 12 a 14 anos e nove por cento em meninas de 11 anos, um numero baixo comparado à meta que é de 75 por cento. Em geral, no estado do Acre, a aceitação da segunda dose da vacina contra o HPV está abaixo do ideal. Segundo dados do Ministério da Saúde, em todo estado, apenas 36 por cento das adolescentes na faixa etária da vacina já tomaram a segunda dose. Para vacinar neste período de férias, as adolescentes deverão procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa com o cartão de vacina. A vacina contra o HPV é a principal prevenção contra o câncer do colo do útero e é aplicada em meninas de 11 a 13 anos de idade. A partir do ano que vem, o Ministério da Saúde vai mudar a faixa etária para nove a 16 anos de idade.

Reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.