CORONEL FABRICIANO (MG): Município reduz mais de 41% dos casos de dengue e Zika este ano

Desde fevereiro deste ano, Coronel Fabriciano já diminuiu em mais de 41% o número de casos notificados de dengue e Zika, no município. As doenças são transmitidas pelo Aedes aegypt, mosquito que também transmite a febre chikungunya. 
 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Desde fevereiro deste ano, Coronel Fabriciano já diminuiu em mais de 41% o número de casos notificados de dengue e Zika, no município. As doenças são transmitidas pelo Aedes aegypt, mosquito que também transmite a febre chikungunya. Enquanto em janeiro foram notificados 3.626 casos de dengue e Zika, de fevereiro até março, o número reduziu para dois mil e 100, o que representa mais de 41% dos casos. Um dos fatores que ajuda a reduzir o número de casos das doenças é a intensificação das visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde e de endemias, que vai continuar a ser feita regularmente no município. Francisco de Oliveira mora no bairro Silvio Pereira I. Ele conta que a visita dos agentes ajuda o morador a conhecer quais locais podem favorecer que o mosquito nasça.
 
SONORA: morador, Francisco Alexandre de Oliveira
 
“Ela entrou lá em casa e deu umas dicas, que tivesse os cuidados que olhasse, sempre conferisse na semana, porque ela sempre está passando, mas também tem que fazer nossa parte. O dia a dia a gente não presta atenção, mas aí foi bom que eu aprendi. Que nem ralo, eu não sabia que podia ter foco ali dentro e ela conferiu.  Nas orientações que ela deu, melhorou.
 
REPÓRTER: Além de intensificar as visitas dos agentes nas residências, outras ações de combate também estão contribuindo para a redução de casos de doenças relacionadas ao Aedes em Coronel Fabriciano, como explica a coordenadora geral de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Amanda Souza
 
SONORA: coordenadora geral de endemias, Amanda Fernandes de Souza
 
“A gente acredita que na redução de casos não só de dengue e Zika no município, da redução da transmissão das doenças, numa soma de várias atividades que agente tinha feito desde janeiro. Parceria dos agentes comunitários de saúde e de endemias na eliminação de focos nas visitas domiciliares, um parceira com o carro de fumacê, as palestras nas escolas, mobilizações. A gente consegue ver resultados que é essa redução nos casos notificados no município.”
 
REPÓRTER: É importante que a população sempre colabore no combate ao Aedes. Não basta apenas ouvir as informações dos agentes sem colocá-las em prática. O ideal é que, o combate ao Aedes seja realizado de forma rotineira pelas famílias, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde
 
O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”
 
REPÓRTER: Os moradores de Coronel Fabriciano podem denunciar pontos de focos do mosquito pelo telefone 3846 7614 ou pelo 0800 285 7790. Saiba mais sobre dengue, chikungynya e Zika na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Karina Chagas

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.