CORONEL FABRICIANO (MG): Município realiza ações de combate ao Aedes em 58 bairros

Coronel Fabriciano está realizando ações de combate ao Aedes aegytpi em 58 bairros do município. O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos do mosquito. O Aedes transmite dengue, chikungunya e Zika.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Coronel Fabriciano está realizando ações de combate ao Aedes aegytpi em 58 bairros do município. O Aedes transmite dengue, chikungunya e Zika. A equipe de zoonose de Coronel Fabriciano está realizando oficinas educativas nas escolas públicas e privadas para alertar alunos e professores sobre como evitar que os criadouros do mosquito surjam. Nas ruas da cidade é possível encontrar ‘blitzes’ educativas, atividade de distribuição de cartilhas para pedestres, motoristas e passageiros em pontos estratégicos de Coronel Fabriciano. A iniciativa conta com o apoio da Polícia Militar. Belvedere, JK, Santa Cruz, Silvio Pereira I e II são algumas das localidades com alto número de infestação pelo Aedes. Aparecida Batista mora em Bairro JK e teve a visita dos agentes comunitários. Ela conta que sempre tem cuidado dentro de casa para e alerta os vizinhos como evitar possíveis focos do mosquito.
 
SONORA: autônoma - Aparecida Batista  
 
“Mexo com coisas de embalar e junto tudo, ponho num saco só, amarro, espero quase na hora do lixeiro passar, eu ponho para fora para evitar cachorro rasgar. Eu tenho todo o cuidado e falo com todo mundo.”
 
REPORTER: A diretora de Vigilância em Saúde de Coronel Fabriciano, Amanda Medeiro, explica que durante as visitas, o agente orienta como evitar que o mosquito se reproduza em casa.
 
SONORA: diretora de Vigilância em Saúde de Coronel Fabriciano Amanda Silva Lacerda Medeiro
 
“A gente gostaria mesmo que os moradores entendessem a nossa atividade de campo, qual que é a importância da remoção dos focos. De orientar quais são os pontos que ele deve observar dentro da casa dele e qual a necessidade que ele precisa.”
 
REPÓRTER: Além de ter as orientações dos agentes comunitários de saúde, é importante que a população combata o mosquito. O ideal é que, o combate ao Aedes seja realizado de forma rotineira pelas famílias, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde
 
O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”
 
REPÓRTER: Para solicitar a limpeza de casas fechadas ou de terrenos baldios qualquer morador de Coronel Fabriciano pode ligar na prefeitura e pedir o serviço de limpeza e inspeção, no número 3846 7614. Saiba mais sobre dengue, chikungynya e Zika na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Karina Chagas
 

 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.