CORONEL FABRICIANO (MG): Município luta para manter índice de infestação do mosquito da Chikungunya baixo

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O surto de Febre Amarela tem preocupado diversos municípios de Minas Gerais, entre eles Coronel Fabriciano. A cidade que faz parte de uma das regiões declaradas como de risco, registrou duas notificações da doença, ambas sem confirmação.
A população deve continuar se prevenindo contra a Febre Amarela, mas sem se esquecer de outras três doenças, a Dengue, a Zika e a Chikungunya que são transmitidas pelo mesmo mosquito. De acordo com um levantamento feito pelo Ministério da Saúde, Coronel Fabriciano está em situação satisfatória, com baixa infestação do mosquito. O secretário municipal de Saúde, Ricardo Cacau, comemora os resultados, que diz ser fruto de diversas ações promovidas pelo poder público em parceria com cidadãos.

TEC./SONORA: Ricardo Cacau, secretário de Saúde
“A gente faz um trabalho constante de eliminação de focos, de eliminação de criadouros do mosquito. A gente tem percorrido bem o município e está levando a conscientização para toda a população. Durante a visita, a gente além de olhar a inspeção sanitária, a inspeção dos focos, também faz um trabalho de educação em saúde.”

LOC.: Ao todo, de acordo com a Secretaria de Saúde, mais de 50 agentes de endemias estão deslocados para realizar visitas com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância de estar atento na eliminação de focos do mosquito. O secretário faz um apelo à população.

TEC./SONORA: Ricardo Cacau, secretário de Saúde
“Que toda a população se conscientizasse, evitasse os focos de criadouros, evitassem água parada. Evitar o acúmulo de água parada em lixos, olhar os ralos, olhar os vasos de plantas, os bebedouros de água de animais. E também mostrar que a administração vem limpando os córregos municipais para tentar tirar os possíveis focos que tem fora dos domicílios. E, pedir encarecidamente à população que nos ajude a combater o mosquito que além de transmitir a Dengue, a Zika e a Chikungunya, a gente está na área de alerta de combate a febre amarela e isso pode trazer perigo pra gente também.”

LOC.: O Ministério da Saúde recomenda que cada família dedique 15 minutos por semana para eliminar os criadouros do mosquito dentro de casa. Não dê chances para o mosquito nascer. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.