CORONEL FABRICIANO (MG): Líderes religiosos mobilizam cerca de mil fiéis no combate ao Aedes, no município

 Mais de 70 pastores de 70 igrejas estão conscientizando cerca de mil fiéis sobre prevenção e combate ao mosquito que transmite a dengue, a febre chikungunya e o vírus Zika.
 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As igrejas de Coronel Fabriciano também estão juntas na luta contra o Aedes aegytpi. Mais de 70 pastores de 70 igrejas estão conscientizando cerca de mil fiéis sobre prevenção e combate ao mosquito que transmite a dengue, a febre chikungunya e o vírus Zika. A igreja Chama do Avivamento é uma delas. Ela está localizada em Melo Viana, bairro com alta infestação do Aedes e desenvolve ações de conscientização sobre como combater o mosquito. Durante a semana, a igreja faz reuniões com grupos familiares e durante os debates, o pastor dá orientações sobre os cuidados necessários para evitar focos do Aedes em casa. O pastor e presidente do Conselho de Pastores de Coronel Fabriciano, Mauro Feliciano, ressalta que as reuniões possibilitam multiplicar para as famílias sobre os riscos que o mosquito pode trazer para a saúde.
 
SONORA: presidente do Conselho de Pastores de Coronel Fabriciano, Mauro Júnior Feliciano
 
“O que nós temos batido muito aqui na igreja é à cerca dessa construção de uma sociedade mais saudável e nós sabemos que isso faz parte de um conjunto de objetivos da nossa federação. Só que isso não depende só do governo, depende da sociedade num todo. A importância de falar sobre o combate ao Aedes aegypti nesse contexto é isso, é porque a coisa se distribui muito bem quando a sociedade se organiza.”
 
REPÓRTER: Além de Melo Viana, outros bairros como Santa Cruz, Silvio Pereira I e II, Amaro Lanari e Giovanini estão com alta de infestação do Aedes. A coordenadora geral de endemias da Secretaria de Saúde de Coronel Fabriciano, Amanda de Souza, explica que a parceira dos líderes religiosos ajuda a convocar as famílias no combate ao Aedes.
 
SONORA: coordenadora geral de endemias da Secretaria de Saúde de Coronel Fabriciano, Amanda Fernanda de Souza
 
“Os lideres de igrejas, os pastores, os padres, a fala deles é muito bem aceita pela população. Então, a partir do momento em que eles falam sobre combate ao mosquito, que ele chama o grupo com o qual ele está trabalhando para participar, as pessoas levam muito a sério essa convocação. Então essa parceria é muito importante para a gente, porque associa ao nosso trabalho em relação a responsabilidade de todo mundo no combate ao vetor.”
 
REPÓRTER: É importante que a população sempre colabore no combate ao Aedes. Não basta apenas ouvir as informações de líderes comunitários ou de profissionais de saúde sem colocá-las em prática. O ideal é que, o combate ao Aedes seja realizado de forma rotineira pelas famílias, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde
 
O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”
 
REPÓRTER: Os moradores de Coronel Fabriciano podem denunciar pontos de focos do mosquito pelo telefone 3846 7614 ou pelo 0800 285 7790. Saiba mais sobre dengue, chikungunya e Zika na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Karina Chagas

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.