CORNÉLIO PROCÓPIO (PR): UCT conta com apoio de agentes comunitários para estimular doação de sangue

Ponto de coleta de sangue funciona apenas pela manhã

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A Unidade de Coleta e Transfusão de Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro do Paraná, recebe cerca de quatro mil candidatos para doação de sangue anualmente. Apesar da dificuldade na coleta externa e recursos humanos, a UCT tem atendido à demanda da região, que engloba 22 municípios. A diretora da unidade, Fabiana Olchaneski, ressalta que várias ações são realizadas junto à população para incentivar a doação de sangue, com o apoio dos agentes comunitários.

TEC./SONORA: Fabiana Olchaneski, diretora da UCT de Cornélio Procópio.

“Sob a coordenação de serviço social, que é responsável pelas ações de captação de doadores, são envolvidos campanhas e programas que incentivam a população quanto à importância da doação. As ações são envolvidas em vários segmentos, fazem um trabalho com tiro de guerra, escolas, empresas, associações, secretarias de saúde, igrejas. Uma coisa que é diferencial e é uma coisa pioneira aqui, junto com o Hemepar, é a realização dessa capacitação através de agente comunitário, que é o nosso multiplicador.”

LOC.: Francislaine Nogueira, 23 anos, trabalha como agente de serviço e é doadora regular desde que completou a maioridade. Antes, doava a cada três meses, agora visita a UCT duas vezes por ano. Moradora de Sertaneja, município distante 30 quilômetros de Cornélio Procópio, Francislaine se desloca de transporte público até a cidade vizinha. Ela tem hábitos saudáveis, pratica exercícios com regularidade, não fuma nem bebe. Entre os familiares próximos, apenas o pai é doador regular. Segundo o relato, o atendimento na unidade demora de 30 a 40 minutos, dependendo do dia. A jovem conta que não sabia que poderia ser doadora antes de completar 18 anos, caso tivesse autorização dos pais.

TEC./SONORA:
Francislaine Nogueira, agente de serviço.

“Não sabia, se eu soubesse teria doado antes. Na verdade eu sempre tive vontade desde mais nova, sempre achei um gesto muito bonito e não via a hora de fazer os 18 para começar, é um gesto de amor, só por isso. A única coisa que eu ouvi foi ‘cuidado para não te dar anemia, você fica doando de três em três meses é perigoso’, só isso.”

LOC.:
Para quem quer ser um doador como a Francislaine, é importante conhecer as condições básicas para a doação e ser sincero na entrevista que antecede o procedimento. Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, pesando no mínimo 50 quilos, em bom estado de saúde. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto. Em Cornélio Procópio, a Unidade de Coleta e Transfusão fica na Rua Justino Marquês Bonfim, número 27. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das sete e meia às onze da manhã. O telefone é 3520-3500. Repetindo: 3520-3500. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.