Copom reduz taxa básica de juros e Selic tem menor nível em 4 anos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Pela oitava vez consecutiva, o Comitê de Política Monetária, o Copom, do Banco Central decidiu reduzir os juros básicos da economia, cortando a taxa Selic de 9,25% ao ano para 8,25% ao ano. O anúncio que foi feito na noite desta quarta-feira (6) já era esperado pelo mercado financeiro. A taxa, agora, chega ao menor nível desde outubro de 2013, quando estava em 9% ao ano.
 
De acordo com o Banco Central as projeções para a inflação recuaram para um percentual em torno de 3,3% para 2017. O Copom avaliou, porém, que pode reduzir o ritmo de corte dos juros no próximo encontro do conselho, marcado para 24 e 25 de outubro.

Ainda de acordo com o Banco Central a redução da taxa de juros vai continuar “dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos, de possíveis reavaliações da estimativa da extensão do ciclo e das projeções e expectativas de inflação".

Após o anuncio do Copom, o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, disse que "O controle da inflação com base em políticas fiscais responsáveis executadas pelo governo do presidente Michel Temer tem permitido a redução constante e sustentável dos juros no país".

A taxa Selic serve de referência para os juros que os bancos cobram dos clientes. Se ela está alta, o crédito fica mais caro e as pessoas tendem a se endividar e a consumir menos, freando o aumento de preços. Também fica mais caro para as empresas investir e produzir.

De Brasília, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.