CONGRESSO: Câmara aprova fim de exclusividade da Petrobras na exploração do pré-sal; destaques ainda precisam ser votados

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei que retira da Petrobrasa exclusividade de operar todos os blocos de exploração do pré-sal. O resultado final da votação, que aconteceu na noite desta quarta-feira (5), foi de 292 votos a favor e 101 contrários.
 
Os deputados ainda precisam aprovar os destaques apresentados ao Projeto de Lei número 4567, de 2016. Se aprovados, a estatal ainda pode continuar com a exclusividade de conduzir, direta ou indiretamente, os procedimentos de exploração, avaliação, desenvolvimento, produção e até mesmo de desativação das instalações.
 
O relator da matéria, deputado José Carlos Aleluia, do DEM da Bahia, sustenta que a Petrobras não tem capacidade financeira para ser operadora única por causa do endividamento da empresa, que chega a cerca de 90 bilhões de dólares. Para o deputado José Guimarães, do PT do Ceará, a mudança na lei atual causaria um prejuízo de aproximadamente 50 bilhões de reais somente no campo de Libra.
 
Com a colaboração de Isadora Grespan, reportagem, Raphael Costa

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.