Confiança da Indústria tem alta em agosto em relação ao mês anterior, aponta prévia da FGV

Se o resultado definitivo seguir essa intenção, o índice pode chegar a 92,3 pontos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

O Índice de Confiança da Indústria voltou a demonstrar traços que apontam melhoras para setor. Na prévia de agosto, em relação ao mês de julho, o indicador aumentou 1,5 ponto. Se o resultado definitivo seguir essa intenção, o índice chega a 92,3 pontos e recupera a pontuação negativa de 2,8 registrados em junho. As informações são de análises feitas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).De acordo com o órgão, a perspectiva é boa tanto para o presente, quanto para os próximos meses. A pesquisa mostrou que o Índice da Situação Atual (ISA) cresceu de 0,9 e pode atingir 89,3 pontos. E o Índice de Expectativa (IE) avançou de 1,9 ponto o que pode gerar 95,3 pontos.

Para o professor de economia da Universidade de São Paulo (USP), Reynaldo Fernandes, o resultado é favorávelpara a economia. O especialista ressalta que esse é um indício da retomada o crescimento econômico do país.

“Parece que a economia começa a recuperar. Esse indicador de confiança é mais um que vai nesse sentido. É um número pequeno, mas vai na percepção das realizações. O que os empresários acham?Evidentemente, eles acham com base em ver a demanda crescendo, os produtos começarem a ser vendidos. Então isso forma a expectativa deles. Mas dada as informações que nós temos hoje,a indicação é de uma reversão do processo de recessão que nós tivemos nos últimos anos.”

De acordo com o deputado Federal Alfredo Kaefer (PSL-PR), de maneira geral, a situação econômica do país não está satisfatória, mas o resultado apresentado para no Índice de Confiança da Indústria é um sinal de melhora.

“Depois que a economia foi para o chão, para baixo do chão não tem mais como cair. É um otimismo melhor do que antes. Os empresários então mais otimistas.”

Para resultado da avaliação feita pela Fundação Getúlio Vargas foram consultadas 788 empresas entre os dias 01 e 18 deste mês.

De Brasília, Marquezan Araújo
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.