REPÓRTER: O caminho mais rápido e simples de resolver conflitos na Justiça está sendo usado na décima edição da Semana Nacional de Conciliação, que começou nesta segunda-feira, dia 23, e pretende realizar, no Pará, mais de onze mil audiências até a sexta-feira, dia 27. Realizada anualmente, a Semana é uma das principais ações institucionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para conciliar o maior número possível de processos em todos os tribunais do país. No Pará, a iniciativa tem a participação de aproximadamente 200 juízes, 390 conciliadores e mais de 700 servidores do Poder Judiciário. A juíza Kédima Lyra, Titular da 1ª Vara de Execução Fiscal de Belém, ressalta onde estão ocorrendo, no âmbito do estado do Pará, as audiências de conciliação.
SONORA: Juíza Kédima Lyra.
“No âmbito do estado do Pará, ocorrerá no primeiro grau de jurisdição audiências em todas as unidades judiciárias das comarcas de Belém, da região metropolitana, do interior do estado e termos audiências também no segundo grau de jurisdição, no desembargo, nos juizados especiais cíveis e criminais da capital e do interior e nos centros judiciários de soluções de conflitos e cidadania, os cejusc”.
REPÓRTER: A conciliação é uma forma democrática de resolução dos problemas judiciais, como destaca o vice-presidente do TJPA, desembargador Ricardo Nunes.
SONORA: Vice Presidente do TJPA, desembargador Ricardo Nunes.
“A conciliação é uma forma democrática de resolução dos problemas judiciais, as partes tem que estar presente nas audiências despidas de qualquer sentimento, afim de que a conciliação se efetive, se efetivando ganha todo mundo, ganhas as partes, ganha o poder judiciário com menos processo”.
REPÓRTER: Na Comarca de Óbidos, no Baixo Amazonas, cerca de 170 processos estão sendo colocados para possíveis acordos a ação está sendo coordenada pelo juiz titular da comarca, Rômulo Nogueira de Brito. A Semana Nacional da Conciliação é um marco anual das ações do Conselho Nacional de Justiça e dos tribunais para fortalecer a cultura do diálogo.
Reportagem, Storni Jr.