CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA (PA): Município precisa alcançar meta de vacinação contra HPV. Vírus pode causar o câncer do colo do útero

Apenas 19 por cento das meninas entre 11 e 13 anos receberam a segunda dose da vacina contra HPV, que está disponível em Conceição do Araguaia

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Meninas de 11 e 13 anos devem tomar com urgência a segunda dose da vacina que previne o câncer do colo do útero. O município de Conceição do Araguaia, vacinou apenas 19 por cento das adolescentes. A meta do ministério da Saúde é imunizar pelo menos 75 por cento das adolescentes. Uma das principais dificuldades das equipes de saúde é a distância entre algumas comunidades e os principais pontos de vacinação. A coordenadora de Imunização, de Conceição do Araguaia, Patrícia Cilibeli, lembra que, os pais precisam levar as filhas para tomar a segunda dose da vacina contra o HPV, mesmo no período de férias. Ela alerta para a importância da imunização.
 
SONORA: Patrícia Cilibeli, coordenadora de Imunização, de Conceição do Araguaia
 
“É muito importante que a vacina seja feita para que nós possamos evitar o HPV e inúmeras doenças que são controláveis pela vacinação, então por favor, que os pais estejam comparecendo as unidades de saúde mais próximas de suas residências com suas filhas para que venham tomar a segunda dose da vacina contra o HPV e completar todo cartão de vacina.”
 
REPÓRTER: De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, somente em 2015, cerca de mil mulheres devem ser diagnosticadas com câncer no colo do útero, somente no estado do Pará. Na Austrália, onde a vacina foi criada, a redução de mulheres com câncer do colo do útero caiu 90 por cento, depois que as jovens foram imunizadas. Para o médico, Olímpio Ferreira de Almeida, ginecologista do Inca, a falta de conhecimento sobre os males causados pelo vírus HPV dificulta a imunização nas adolescentes. Ele afirma que, a população precisa de informação clara sobre a doença e tranquiliza os pais quanto aos efeitos da vacina.
 
SONORA: Olímpio Ferreira de Almeida, oncologista
 
“A paciente que toma a vacina regularmente, veja bem, não é só a primeira dose, tem que tomar todas as doses, porque se tomar apenas uma dose, não vai fazer o efeito esperado. Mas, se tomar todas as três doses recomendadas você já reduz 70 por cento dos casos. Eu costumo dizer o seguinte: que a paciente que é informada sobre a evolução do câncer colo só vai ter câncer aquela que quiser.”
 
REPÓRTER: Vale lembrar que, as jovens devem seguir o calendário de vacinação obedecendo aos intervalos. A primeira dose deve ser aplicada seis messes depois da primeira e, a última, cinco anos após a primeira dose. A Vacina pode ser tomada na unidade de saúde que fica na Avenida Carajás, no centro de Conceição do Araguaia.

Reportagem, Rodrigo Santos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.