COLORADO (PR): Todas as casas do município devem ser visitadas no combate ao Aedes, até junho

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Colorado permanece firme na guerra contra o Aedes aegypti. Para exterminar o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika, uma equipe de quase 50 profissionais de combate ao mosquito visita as casas da população diariamente. O objetivo é que os agentes de saúde e endemias consigam vistoriar todas os lares do município até o mês de junho e que a população fique bem informada sobre as formas de eliminar o mosquito. A coordenadora da Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika, explica por que é importante que os moradores colaborem e abram as portas para os profissionais de combate ao Aedes.
 
 
SONORA: Marta Damasco, coordenadora da Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika

“A importância é vital. Porque os agentes vão nos auxiliar a encontrar os locais dos criadouros. Muitas vezes, as pessoas têm um criadouro em casa, mas não têm ciência disso, não têm o conhecimento de que estão abrigando um criadouro de larvas de mosquito”.
 
 
REPÓRTER: Em Colorado, a infestação do Aedes preocupa principalmente as futuras mamães, já que, de acordo com a Secretaria de Saúde de Colorado, das 26 pessoas que tiveram Zika, 12 são mulheres que estão grávidas. O vírus Zika pode ser o responsável por causar o nascimento de bebês com microcefalia, uma condição de má-formação cerebral que não tem cura. Mas não só as mulheres grávidas devem agir para combater o Aedes. De acordo com o último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, 923 casos de dengue foram notificados, até março, na cidade. Por isso, é importante lembrar que a melhor forma de se proteger de todas as doenças que o mosquito transmite é não deixando ele nascer. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Colorado, Suely Sayoko, faz um apelo para que a população ajude a acabar com mosquito.
 
SONORA: Suely Sayoko, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Colorado
 
“Eu necessito que a população de Colorado persista no check-list semanal das casas. E qual é o check-list? Verificar se você não tem criadouros dentro da sua casa, como vasos, banheiros, ralos, pias, pratos e, envolta do seu domicílio, como vasinhos de plantas, pratinhos.”
 
REPÓRTER: Para acabar com o Aedes aegypti, a recomendação é que cada família gaste quinze minutos, por semana, para eliminar os focos do mosquito de dentro de casa. Além disso, se você notar algum lugar que não pode ser limpo pela população, e que têm focos do Aedes, em Colorado,  basta fazer uma denúncia e ligar para 9113 9966 ou para 3323 5057. Mais informações sobre o mosquito podem ser encontradas na internet, no site combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Bruna Goularte

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.