COLNIZA (MT): Meninas entre 9 a 11 anos devem tomar segunda dose da vacina contra HPV no município

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Trilha (BG)
 
LOC: Jaqueline Gonçalves da Silva trabalha na lotérica Barão, localizada no centro da Colniza. E ela se preocupa com a saúde da filha de 10 anos, a Maria Júlia, por isso, levou a menina para tomar as duas doses da vacina contra o HPV. A avó de Maria Júlia, mãe de Jaqueline, é enfermeira da unidade onde ela foi vacinada, o posto de saúde rural da cidade. A mãe explica que o processo foi tranquilo e que os pais não precisam se preocupar.
 
TEC: Jaqueline Gonçalves, personagem.
 
“Não teve reação nenhuma, eu garanto. Minha filha foi lá, tomou a vacina, voltou normal, não tem sintomas nenhum, é super tranquilo, então leve suas filhas é importante.”
 
LOC: O Papiloma Vírus Humano, HPV, é o principal causador do câncer de colo de útero, doença que mata mais de cinco mil mulheres por ano no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o Inca. A vacina que a pequena Maria Júlia tomou é a forma mais segura de se prevenir para o resto da vida. Além de levar a filha para tomar a vacina gratuitamente, a mãe Jaqueline de 31 anos, resolveu pagar a vacina para ela própria ficar protegida, já que não se encaixa na faixa etária da campanha de imunização. O Ministério de Saúde distribui as vacinas sem custo algum para meninas de 9 a 13 anos de idade. Jaqueline alerta os pais a levarem suas filhas aos postos de vacinação.
 
TEC: Jaqueline Gonçalves, personagem.
 
“Nós temos que nos prevenir, hoje em dia essas doenças estão aí e nós temos que combater de alguma forma, se cuidando, ficando atenta aos nossos filhos e é um recado que eu deixo, levem suas filhas, não tem contraindicação, não faz mal algum só o bem, é só para o benefício da criança mesmo.”
 
TEC: Sobe e Desce (BG).
 
LOC: Mas nem todas as mães de Colniza agem como Jaqueline. Isso porque apenas 40,63% de meninas de 9 a 11 anos receberam a primeira dose, segundo dados do Ministério da Saúde. Esse número coloca a cidade entre as localidades brasileiras que apresentam os índices mais baixos em relação à meta de vacinação contra o HPV estabelecida pelo Ministério, que é de vacinar 80% dessas jovens. E para reverter esse quadro, o município pretende melhorar o índice e vacinar mais meninas. Segundo Karla Marques, enfermeira responsável pela central de vacinas de Colniza, a baixa procura se deu pela resistência dos pais. Porém, a vacina é segura, eficiente e não estimula a iniciação sexual, como explica a enfermeira.
 
TEC: Enfermeira responsável pela central de vacinas de Colniza, Karla Marques.
 
“A vacina não tem nada a ver com a relação sexual, com a atividade sexual da sua filha agora quando adolescente, quando criança. Isso é para prevenir uma possível contaminação no futuro. Toda mulher que for casar que for ter filhos, ela vai ter relação sexual no futuro e isso é para prevenir que ela venha a ter câncer de colo do útero porque a vacina é quadrivalente, ou seja, ela fornece a prevenção de quatro subtipos de vírus diferente. Então quatro tipos diferentes de vírus a sua filha vai estar protegida.”
 
LOC: A vacina tem três etapas. A primeira dose, a segunda após seis meses e a terceira é depois de cinco anos da primeira aplicação. É importante seguir esse esquema direitinho para fazer efeito. As vacinas estão disponíveis nas cinco unidades de saúde de Colniza e nas unidades dos distritos Três Fronteiras e Guariba. A vacinação também acontece na zona rural do município através de unidades móveis de saúde. A imunização pode ser feita nos postos de segunda a sexta-feira, no horário comercial, das sete às onze da manhã e das uma às cinco da tarde. Karla, a enfermeira da central de vacinas dá mais informações sobre as unidades de saúde.
 
TEC: Enfermeira responsável pela central de vacinas de Colniza, Karla Marques.
 
 “Dentro do município de Colniza, toda a população da região de Cidade Alta, do Castelo do Sonho, aqui do Centro, pode ser vacinada no posto Nova Vida que fica na Avenida Dois Mil. A população lá de Bela Vista tem a unidade básica do Bela Vista que fica próximo a creche, próximo a escola Vinícius de Moraes. A população da zona rural, nós temos aqui na cidade um postinho rural que fica na Avenida do Contorno e nós temos também a população do bairro Garça, do bairro Cristo Rei, da Procol, que também é vacinada no postinho rural que fica na Avenida do Contorno.”
 

 

LOC:  A vacina contra o HPV é disponibilizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do SUS ou em escolas parceiras. Ela foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. A criança ou a adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.

TEC: Encerra trilha (BG).

Receba nossos conteúdos em primeira mão.