Tempo de áudio –
REPÓRTER: A estudante Aline Cunha em 2014 pagou uma promessa feita a Nossa Senhora de Nazaré. A estudante destaca o que significa a experiência de participar do Círio.
SONORA: Aline Cunha, promesseira Cirio 2014.
“Todos nós ali estamos em prol de um objetivo que é levar nossa senhora ao destino e todos ali numa fé, numa união, mesmo com todas as dificuldades, com toda a falta de ar, com todo aquele aperto, mas a corda é como se fosse o cordão umbilical, é aquilo que alimenta a nossa fé com a promessa alcançada, com todos os promesseiros que chegam lá e pegam um pedacinho da corda, é uma experiência única, é aquele sentimento que a gente verifica e sente , é mágico, é só a fé mesmo pra gente ta ali mesmo cansada depois de todo o percurso, todo o sacrifício com a sede, com toda a necessidade, mas o fato de chegar la, é recompensante”.
REPÓRTER: Belém do Pará celebra no próximo domingo, dia 11 de outubro, o Círio de número duzentos e vinte e três. De acordo com estimativa elaborada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, Dieese-PA, o Círio 2015 irá injetar na economia paraense mais de um bilhão de reais. O Círio é uma experiência de acolhida, como explica o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.
SONORA: Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.
“O Círio de Nazaré é este grande evento do povo paraense. Para nós da arquidiocese de Belém, é uma ocasião privilegiada para receber tantas pessoas, é a nossa casa, a casa de Nossa Senhora de Nazaré que recebe as pessoas que vem de fora, é nós desejamos que o Círio seja essa experiência verdadeira de acolhida.”
REPÓRTER: O presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargador Constantino Augusto Guerreiro, ressalta seus desejos para o Círio de Nazaré.
SONORA: Presidente do TJPA, desembargador Constantino Guerreiro.
“O meu desejo neste círio, neste mais um círio que nós temos é que nós consigamos fazer isso o que a mãe de Deus nos pede, apenas isso, fazer aquilo que o filho dela amado nos diz, e que atendendo esse pedido que nós passamos ser mas felizes, nós passamos ter mais paz. Nesse momento desejo a todos os integrantes do judiciário, sejam magistrados, sejam servidores e ao povo em geral um feliz círio”.
REPÓRTER: A grande procissão do Círio levará as ruas de Belém, segundo o Dieese, mais de dois milhões de pessoas entre paraenses e turistas nacionais e internacionais.
Reportagem, Storni Jr.