CÍRIO 2015: Conheça história da berlinda que carrega imagem da Virgem de Nazaré

No programa de hoje vamos saber sobre a Berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPORTER: Ola ouvintes da Web Radio Jus, eu sou o Storni Jr estamos de volta com o especial Círio de Nazaré ano 2015. No programa de hoje vamos saber sobre a Berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré.
 
REPORTER: Confeccionada em 1964 pelo escultor João Pinto, ela tem estilo barroco e é esculpida em cedro vermelho. Na parte interna possui cetim drapeado no teto e pingentes de cristal. Ao centro tem um dispositivo próprio para fixação da Imagem. Ornamentada com flores naturais na véspera do Círio, a Berlinda é colocada sobre um carro com pneus, que na procissão é puxado pela corda conduzida pelos devotos.
 
A berlinda começou a fazer parte do Círio a partir de 1855, em substituição a uma espécie de carruagem puxada por cavalos ou bois, chamada de palanquim. Neste mesmo ano, com a necessidade da Berlinda ser puxada pelos fiéis para vencer um atoleiro, os animais foram substituídos por uma corda, que foi emprestada às pressas por um comerciante e que, depois, foi incorporada à tradição do Círio.
 
Mesmo com a introdução da berlinda, foi mantido o costume da imagem ser carregada no colo de autoridades da Igreja. Mas, em 1880, o Bispo Dom Macedo Costa mandou fazer uma berlinda que levasse a imagem sozinha. Em 2012, a berlinda foi restaurada e recebeu até pequenas lâmpadas de led. Por onde passa a Berlinda que conduz a imagem de Nossa Senhora de Nazaré emociona.
 
 Um dos Diretores da festa do Círio, Arnaldo da Silva Pinheiro, destaca que nenhuma festa religiosa se compara ao Círio.
 
SONORA:  Diretor Arnaldo da Silva Pinheiro.
 
“O Círio é a maior festa religiosa do Brasil, não tem nenhuma que se compare com o  Círio, o povo vem com muita fé mesmo, e é isso que nós queremos, que essa perseverança na caminhada e essa evangelização que a diretoria do círio promove, seja contínua e não termine nunca.”   
 
REPÓRTER: Vamos ouvir agora a canção Maria de Nazaré na bela interpretação da paraense Lucinha Bastos.E ficamos por aqui Estaremos de volta no próximo programa contando um pouco mais sobre tudo que envolve a festa do Cirio de Nazaré, não perca nossos  reprises ao fins de semana

Produção e apresentação, Storni Jr. Edição de texto, Will Montenegro e edição de áudio Mário Melo.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.