CIPÓ (BA): Campanha de HPV no município sobe mais de 20%

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A campanha de vacinação contra o HPV segue a todo vapor em Cipó. Na última semana, mais de 20% das meninas entre 11 a 13 anos, compareceram aos postos de saúde do município para realizar a imunização na segunda dose. O índice, que nos últimos quinze dias apontavam 22 por cento, agora apresenta 54 por cento das meninas vacinadas no município. Apesar da evolução, a meta estabelecida pelo ministério da Saúde em chegar 80 por cento, não foi alcançada. A vacina é o meio mais simples e seguro para se prevenir contra o papiloma vírus. Os efeitos colaterais são comuns, como febre, dor de cabeça e dor no local onde a vacina é aplicada. A imunização eficaz contra o câncer de colo de útero e a segunda dose é a mais importante para imunização total contra o vírus. É o que diz o secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
SONORA: secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
“Vamos lembrar que essa vacina já é usada em mais de cem países do mundo, essa vacina tem mais de 50 milhões de doses aplicadas na Europa, nos Estados Unidos. É recomendada essa vacina porque é uma vacina eficaz para prevenir o câncer de colo de útero e é uma vacina segura. Nós não tivemos nenhuma reação grave associada a essa vacina no Brasil, como não houve em nenhum lugar do mundo. Há reações adversas, como em qualquer produto injetável, reações alérgicas, reações locais. Isso é infinitamente menor do que os grandes benefícios que essa vacina pode produzir”.
 
REPÓRTER: Em Cipó, seis postos de saúde estão com as vacinas disponíveis. Três postos na zona urbana e outros três na zona rural, que fica a seis quilômetros da cidade. Na Unidade de Saúde de Nova Cipó, localizada no Bairro de Nova Cipó, é o local onde as meninas mais se imunizam. Nos últimos dias, mais de 15 meninas compareceram para realizar a imunização. Então, você menina que tem de 11 a 13 anos, deve comparecer em um dos postos de Saúde do município. Na zona urbana, além da unidade de Nova Cipó, as unidades do Jogo e 13 de Maio também estão com quantidades suficientes para imunização. Já na zona rural, as unidades de Buri, Amari e a do distrito de Itapicuru também se encontram com as dosagens.  O horário de funcionamento das unidades de saúde é sempre de segunda a sexta-feira das oito da manhã às cinco da tarde. Para tomar a vacina, basta levar a caderneta de vacinação ou algum documento de identidade.
 
Reportagem, Lucas Bolzan

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.