CIPÓ (BA): Apenas 22% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, no municípío

Meta do Ministério da Saúde é de imunizar 80% das meninas entre 11 e 13 anos, com segunda dose da vacina contra HPV, que está disponível nos postos de saúde, de Cipó

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As meninas de 11 a 13 anos, que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV podem se prevenir contra o vírus que é a principal causa do câncer do colo do útero. A vacina é gratuita. A meta do Ministério da Saúde é que, 80 por cento das jovens dessa faixa etária sejam vacinadas, na segunda etapa da campanha de vacinação contra o vírus do HPV. De acordo com a secretaria Municipal de Saúde de Cipó, no interior da Bahia, a falta de interesse acabou afastando as crianças da vacinação. Por conta disso, apenas 22 por cento das meninas do município foram imunizadas, até a segunda quinzena de dezembro, registrando uma redução de mais de 100 por cento, em relação à primeira dose, quando o índice chegou a 140 por cento. A coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica de Cipó, Soraia Maria, reforça que trabalha com algumas crianças para a conscientização. Mesmo assim, a falta de conhecimento é o fator que mais prejudica.
 
SONORA: Coordenadora Municipal de Vigilância Epidemiológica de Cipó, Soraia Maria
 
“Eu trabalhei com elas e falei sobre a campanha, alertei. Algumas até dizendo que não iam tomar e eu tentei investigar e mudar a posição delas porque ela é importante. Mas mesmo assim, a gente está achando que está baixo a nossa campanha aqui em Cipó. Acho que é mais a falta de conhecimento da importância dessa vacina para a prevenção dessa doença”.
 
REPÓRTER: Com a estimativa de, mais de mil casos de câncer de colo de útero na Bahia, uma das metas da Secretaria Municipal de Saúde de Cipó, em 2015, é atingir esse índice de 80 por cento e ajudar na diminuição dessa estimativa. Para isso, a coordenadora Soraia Maria reforça o convite de interesse às jovens e, afirma que, a vacina é o melhor método para evitar graves consequências.
 
SONORA: Coordenadora Municipal de Vigilância Epidemiológica de Cipó, Soraia Maria
 
“Eu incentivaria que é importante essa vacinação. Ela previne contra cinco tipos de câncer do colo do útero. E, essas meninas precisam buscar porque é uma forma da gente está prevenindo elas dessa doença, que acomete muitas mulheres e, aqui em Cipó, tivemos vários casos de pessoas com o câncer do colo do útero que poderia ter sido evitada se, essa mãe tivesse tomado a vacina”.
 
REPÓRTER: O medo das reações adversas causadas pelo efeito das vacinas é um fator que ainda afasta as jovens da segunda dose. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a vacina é segura e eficaz e, não causa nenhum efeito colateral grave.
 
SONORA: Secretário de Vigilância e Saúde, Jarbas Barbosa
 
“É recomendada essa vacina porque é uma vacina eficaz para prevenir o câncer no colo de útero e é uma vacina segura. Nós não tivemos nenhuma reação grave associada a essa vacina no Brasil, como não houve em nenhum lugar do mundo. Há reações adversas como qualquer produto injetável, reações alérgicas, reações locais e isso é infinitamente menor que os grandes benefícios que essa vacina pode produzir”.
     
REPÓRTER: Em Cipó, a vacina já está disponível nas seis unidades básicas de saúde do município, em todas as doses. Já a Secretaria Municipal de Saúde, junto com a de educação, estão planejando o calendário escolar para realização das ações, a partir de fevereiro, quando começam as aulas. Lembrando que, a segunda dose é aplicada seis meses após a primeira e, a terceira, cinco anos após a primeira. Quem não tomou nenhuma das doses também pode ir ao posto de saúde mais próximo levando apenas a caderneta de vacinação.
 
Reportagem, Lucas Bolzan

Receba nossos conteúdos em primeira mão.