LOC: Você já reparou que algumas árvores de Cianorte têm orquídeas plantadas no tronco, não é mesmo? Ou já viu alguém com o uniforme da Secretaria Municipal de Saúde subindo uma escada para colocar mudas de orquídeas dentro dos espaços ocos de alguma árvore da cidade? Mas você sabe por que os agentes de endemias fazem isso? Pois bem, o objetivo é muito simples: acabar com os focos do mosquito da Dengue que podem existir nos buracos das árvores e, de quebra, deixar a cidade ainda mais bonita. A supervisora do Programa de Combate à Dengue de Cianorte, Vera Lúcia Craveiro, conta como é este belo trabalho.
TEC/SONORA: Vera Lúcia Craveiro, supervisora do Programa de Combate à Dengue do município de Cianorte
“Como as árvores já são mais antigas, têm muitas árvores que o vento quebrou o galho, que foi feito poda de forma irregular. Mesmo a infestação de algum inseto, nós temos formigas aqui... Faz oco nas árvores, que se torna um criadouro natural. E aí o mosquito, em período de chuva, pode estar o calor que for, até melhor. Ele se prolifera dentro desses ocos de árvore onde tem a possibilidade de parar água. Então além de tudo, está deixando a cidade mais bonita.”
LOC: Cianorte passou por momentos de alerta por causa da Dengue. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 78 pessoas já pegaram a doença este ano no município. Em 2015, a situação foi bem pior: 604 casos foram confirmados. Justamente por isso, o Programa de Combate à Dengue da cidade busca outras formas de acabar com o mosquito transmissor da doença. Além das vistorias de rotina feitas às casas dos moradores, os 40 agentes de endemias da cidade também se empenham em tapar todos os buracos das árvores que possam oferecer algum risco para a população. Antônio Carlos Franco é um desses agentes e explica porque as orquídeas são a solução ideal para o problema.
TEC/SONORA: Antônio Carlos Franco, Agente de endemias
“A gente usa a orquídea pela resistência que ela tem. Uma vez que ela não é uma planta parasita, ela não vai atrapalhar o desenvolvimento da árvore. Ela precisa de poucas coisas para se desenvolver. Então ela estando no tempo, no sereno e a própria água da chuva, já é o suficiente para ela se desenvolver. Diferente de outras plantas que, quando chega uma época de menos chuva, ela pode morrer. Ou então ela pode se tornar uma planta que atrapalha o desenvolvimento de onde ela está sendo plantada.”
LOC: Não se esqueça: a recomendação do Ministério da Saúde é que você separe alguns minutinhos todo sexta-feira para olhar sua casa e ver se não existe nenhum foco do mosquito. Fazendo isso, você garante que ninguém da sua família ou vizinhança pegue Dengue, Zika ou Chikungunya. E, além do mais, você ainda ajuda o trabalho dos agentes de endemias.
Se você conhece algum lugar em Cianorte que pode ser criadouro do mosquito, basta ligar para 3629-67777 e fazer uma denúncia para o Setor de Combate à Dengue. Mais informações sobre a Dengue, o Zika e a Chikungunya podem ser encontradas na internet, no site:
saude.gov.br/combateaedes.