CHARQUEADAS (RS): População carcerária eleva casos de Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

LOC: A Tuberculose é uma doença que se dissemina com mais facilidade em ambientes fechados, com pouca luz solar e muita gente. Justamente por isso, a população carcerária representa níveis mais altos de Tuberculose do que o público geral.

A cidade de Charqueadas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, tem uma das maiores concentrações de Tuberculose de todo o país, com 222 casos a cada 100 mil habitantes.

Isso se deve à presença de unidades prisionais da cidade. No Rio Grande do Sul, o número diminui para 32 pessoas com Tuberculose a cada 100 mil habitantes. A secretária de Saúde de Charqueadas, Cláudia Brum, conta que o número de casos fez os cuidados se intensificarem nos últimos anos.

TEC/SONORA: Cláudia Brum, secretária de Saúde de Charqueadas.

“A gente tem feito ações dentro dos presídios. Charqueadas tem quatro equipes de saúde prisional, habilitadas pelo Ministério, e essas equipes fazem ações com teste rápido. A gente tem o teste rápido com o equipamento de teste rápido de Tuberculose. O próprio ministério nos contemplou pelo alto índice. Então, eles coletam escarro e é feita baciloscopia.”

LOC: Mas mesmo que a Tuberculose afete principalmente a população carcerária, a atenção deve ser de todos. A coordenadora do Programa Nacional de Combate à Tuberculose, Denise Arakaki, explica que a transmissão da doença pode ocorrer em qualquer lugar.

TEC./SONORA: Denise Arakaki, coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose.

Todos nós estamos sujeitos a ter Tuberculose, porque todos nós respiramos. Alguns grupos e algumas situações colocam as pessoas em maior risco a ter Tuberculose, adquirir e desenvolver a tuberculose. Quais são essas situações? Ambientes aglomerados com pouca ventilação, com pouca radiação solar, com número excessivo de pessoas compartilhando o mesmo espaço. Esses ambientes podem propiciar a disseminação do bacilo e  a contaminação dessas pessoas.”

 

LOC: Em 2016, 4.200 pessoas pegaram Tuberculose no Rio Grande do Sul. Entre os pacientes que iniciaram tratamento em 2015, 17% abandonaram antes do fim.  Mais informações sobre o combate à Tuberculose podem ser encontradas  em saude.gov.br  

Receba nossos conteúdos em primeira mão.