CERES (GO): Cidade precisa aumentar o número de doadores de sangue frequentes

Dificuldade na captação de bolsas de sangue para pacientes preocupa região

Salvar imagem

LOC.: A região de Ceres passa por dificuldade na captação de sangue. De acordo com o Hemocentro Regional da cidade, uma média de 64 pacientes é atendida por dia. O número de bolsas de sangue diariamente varia entre 45 a 50, não atendendo corretamente as pessoas que precisam de doações. A maior preocupação da unidade para com a região são os tipos sanguíneos AB e O negativo, segundo a diretora-geral da unidade, Doraci dos Santos. O centro atende a toda rede pública e 31 municípios que fazem parte da macrorregião de São Patrício. Além disso, o hemocentro realiza campanhas constantes para que, cada vez mais, o número de doadores frequentes possa aumentar. Doraci comenta que mesmo com poucas pessoas fidelizadas na unidade, fica muito feliz com qualquer tipo de doação.

TEC./SONORA:
Doraci dos Santos, diretora-geral Hemocentro Regional de Ceres.

“Eu vejo assim: uma ação muito generosa em relação aos nossos doadores. É uma ação muito digna, muito única e singular. É uma sensibilização enorme com relação a isso. Todas as doações são de demandas espontâneas, o que deixa a gente muito sensibilizada. Porque é um ato de salvar vidas e isso enobrece essas ações.”

LOC.: Um exemplo de doador de sangue espontâneo é o aposentado de 55 anos Aldari Alves, morador do bairro de Morada Verde. Primeiro, começou a doar para um sobrinho. Depois disso, a agulha virou uma companheira e se faz presente na rotina de Aldari até hoje. Casado e pai de três filhos, o aposentado doa sangue há mais de três décadas e se diz um voluntário apaixonado em ajudar essa causa. Aldari conta um pouco mais como se sente quando vai doar sangue.

TEC./SONORA: Aldari Alves, aposentado.

“Eu me sinto muito feliz porque o meu sangue tá salvando outras vidas que eu nem conheço. Às vezes, a pessoa pode estar agradecendo, não sabe nem quem foi a pessoa que doou aquele sangue, né? Inclusive eu já doei para a minha mãe, ela fez cirurgia em Goiânia e eu tive que doar para ela. Então eu me sinto muito feliz de poder saber que eu sou um ótimo doador, porque não é qualquer pessoa que pode ser um doador.”

LOC.: Faça como Aldari e seja um voluntário. Doe sangue de maneira frequente. Para participar desta causa a pessoa deve estar com boa saúde, pesar no mínimo 50 quilos e ter de 16 até 69 anos. O Hemocentro Regional de Ceres está localizado na Rua 29, número 570, no bairro de Vila Nova. O telefone para contato com a unidade é o 3323-2538. Repetindo: 3323-2538. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.