CEARÁ: Combate ao Aedes passa por mais de dois milhões de imóveis, no estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Ceará está em guerra contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika. Cerca de 14 mil e 700 agentes comunitários de saúde e quatro mil e 800 agentes comunitários de endemias já estão nas cidades do estado, conscientizando a população sobre a necessidade de combater o Aedes. Até agora, dos dois milhões 495 mil imóveis alvos da ação, cerca de, um milhão e 700 foram vistoriados, em 184 cidades cearenses. Além disso, nas ruas dos municípios do Ceará, mais de 250 militares do Exército também estão fazendo vistorias e eliminando os focos do Aedes. De acordo com a assessora técnica do Núcleo de Controle de Vetores da Secretaria Estadual de Saúde, Ricristhi Gonçalves, Maracanaú, Sobral e Ipú são as cidades mais afetadas com infestação do mosquito. A professora Maria das Graças, moradora do bairro do Auto da Boa Vista, em Ipú, já teve a visita dos agentes. Ela lembra que a orientação dos profissionais é importante para esclarecer dúvidas e alertar toda a comunidade para as doenças que mosquito pode transmitir.
 
SONORA: Professora, Maria das Graças
 
"Bom, para quem não é esclarecido, eu acredito que vai ajudar muito, mas acho que na minha casa, para ser sincera, eu acho que não tem muito problema não. Mas se, meu vizinho não tiver o mesmo cuidado que eu, eu estou correndo o mesmo risco, né? Então, eu acho muito importante, até porque, por isso mesmo, por falta de conhecimento de algumas pessoas que não são muito instruídas”.
 
REPÓRTER: A auxiliar de enfermagem, Margarida Arruda, moradora do Distrito de Jordão, do município de Sobral, outra cidade com alta infestação do Aedes, também já teve a casa vistoriada pelos agentes de combate ao mosquito. Ela conta que além de educados, os agentes são cuidadosos e vistoriam toda a casa em busca de criadouros.  
 
SONORA:  Auxiliar de enfermagem - Margarida Arruda
 
"Chegam dão bom dia, se identificam, aí eles trazem as telinhas, trazem as lanterninhas deles. Olham balde a balde, quintal, sobem na escada, na caixa d'agua, lá em cima, olham os ralos, fazem uma boa vistoria."
 
REPÓRTER: De acordo com a Secretaria de Estadual de Saúde, o Ceará conta com 36 veículos fumacê espalhados pelo estado. O Secretário Estadual de Saúde, Henrique Javí, lembra que as ações de combate ao Aedes devem ter a participação da população e pede para que todos coloquem em prática as recomendações dos agentes.  
 
SONORA: Secretário Estadual de Saúde do Ceará, Henrique Javi
 
"Essa visita, ela permite a localização do foco, mas a partir dela é seguir as orientações que os agentes de endemias passam à população. Então cada um, na sua residência tem que assumir o papel daquela faxinazinha semanal que garante que a reprodução, a perpetuação do mosquito, para que ele não se configure. É esse aí um grande apelo em um momento, porque nós precisamos ser vitoriosos."
 
REPÓRTER: A recomendação do Ministério da Saúde e que cada família dedique 15 minutos por semana para combater o Aedes Aegypti. No Ceará, diferentemente de Maracanaú, Sobral e Ipú, o município de Cedro, que fica no centro-sul do estado é exemplo positivo no combate ao Aedes. A população da cidade se mobilizou e conseguiu controlar a infestação do mosquito, como conta o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.  
 
SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro
 
"Todos os dias eu recebo exemplos de cidades que conseguiram eliminar o mosquito. Essa semana esteve comigo o prefeito de uma cidadezinha tradicional do Ceará. A cidade de Cedro. Eles têm três anos que praticamente não tem nenhum caso de dengue na cidade, porque há uma efetiva ação do Poder público e a associação com a sociedade. Casa por casa, não fica uma única casa sem ser visitada." 
 
REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes Aegypti nasce dentro de casa. Por isso, a participação da população é fundamental. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 

Reportagem, Marquezan Araújo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.