CEARÁ (CE): Estado registra mais de 2.300 casos confirmados de Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Com o excesso de chuvas em diversas regiões do Ceará, aumenta o número de casos de pessoas infectadas com o vírus do mosquito da Dengue, Chikungunya e Zika.  Só começo deste ano foram registrados mais de 13 mil casos suspeitos de Dengue, dos quais 2.300 confirmados. Embora o número seja alto, é 65% menor que no mesmo período do ano passado. 

A aposentada Maria do Socorro Bezerra, de 64 anos, moradora do bairro do Jóquei, conta que sentiu os primeiros sintomas da Dengue em meados do mês de março deste ano. 

TEC/SONORA: Maria do Socorro Bezerra, aposentada.

“Começaram as dores no domingo à tarde. Primeiro pelos dedos das mãos e, de madrugada, quando pisei no chão, parecia que os dedos dos pés iam partir de dor. Na segunda-feira, terça-feira, eu fiquei deitada, me alimentando de bastante líquido e as mãos continuavam inchadas. Só no quarto dia as dores foram cessadas.”

LOC: Na casa de dona Maria do Socorro outros familiares também pegaram Dengue e, por isso a família da aposentada toma os cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito. Maria do Socorro acredita que foi picada por um descuido. Um dia ela saiu de casa e se esqueceu de passar o repelente. Para evitar o contagio e a proliferação do mosquito, a técnica do Núcleo de Controle e Vetores da Secretaria da Saúde do Ceará, Ricristhi Gonçalves, dá dicas para evitar a infestação dentro de casa.

TEC/SONORA: Ricristhi Gonçalves, técnica do Núcleo de Controle e Vetores da Secretaria da Saúde do Ceará.

“É imprescindível que as pessoas olhem em casa e nos quintais se não tem água acumulando, se não tem a presença do mosquito. Se a caixa d´água está tampada, porque se não estiver, é ali que o mosquito está. E a gente tem que evitar que o mosquito prolifere ali. Se o mosquito estiver presente, e o vírus circulando, há uma grande chance das pessoas adoecerem. Então a gente pede para a população não guardar materiais que não servem mais nos quintais. Com essa chuva, eles vão acumular água e virar criadouro do mosquito.”

LOC: Para evitar que o mosquito se reproduzia nas residências, a Secretaria de Saúde do Ceará pede para que se faça uma vistoria de apenas dez minutos semanais, evitando água parada e o acúmulo de lixo.

Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.