CEARÁ: Autonomia da Polícia Federal tem apoio da população do Estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Dia após dia, a campanha pela autonomia da Polícia Federal está ganhando força. No Ceará, ao longo das manifestações que ocorreram durante o mês de março contra a corrupção e o governo Dilma Rousseff, manifestantes que foram às ruas de Fortaleza pediram a aprovação da Proposta de Emenda a Constituição, a PEC 412, que prevê a autonomia da Polícia Federal. Atualmente, a instituição é vinculada ao ministério da Justiça e as ações deflagradas contra a corrupção podem sofrer com influências políticas como explica o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Policia Federal, Doutor Carlos Eduardo Sobral.

SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da ADPF

 

“Há uma parcela considerável dos detentores do Poder que já manifestaram sua vontade de controlar a Polícia Federal. Então se, nós não agirmos agora, nesse momento e alterar a Constituição para que, a gente proteja a Polícia Federal de interferências políticas pode ser que daqui a um mês, um ano ou dois anos, nós não mais tenhamos uma Polícia Federal como a gente conhece hoje.”

REPÓRTER: Para pressionar os parlamentares a votarem a PEC, uma carta do povo brasileiro em favor da autonomia da Polícia Federal está sendo assinada pela população do Ceará e de todos os estados. De acordo com a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, ADPF, o documento já conta com mais de 300 mil assinaturas. O ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior, ressalta que a Polícia Federal é uma instituição de Estado e precisa ter autonomia para continuar as ações de combate à corrupção sem interferências.

SONORA: ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior

 

“A Polícia Federal não é um órgão de governo. É um órgão de Estado. Ela merece pelos seus trabalhos e por aquilo que ela tem realizado em prol da Democracia, ser reconhecida como autônoma”

REPÓRTER: A carta em favor da autonomia da Polícia Federal está disponível para os cearenses na internet. Basta acessar o site da ADPF, no endereço adpf.org.br

 Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.