CEARÁ: Armazenamento de água traz dificuldades no combate contra mosquito da Dengue

 A problemática da seca no Ceará faz com que os moradores armazenem água nos mais diferentes tipos de reservatórios. Aí o ambiente é totalmente favorável para a proliferação do transmissor da Dengue, do vírus Zika e da Chikungunya.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Ei, você já recebeu na sua casa um agente de saúde ou de endemias? Pois é, esses profissionais fazem um trabalho muito importante. É por meio deles que diversos focos do mosquito transmissor da Dengue, vírus Zika e Chikungunya são eliminados. A problemática da seca faz com que os moradores armazenem água nos mais diferentes tipos de reservatórios. Aí o ambiente é totalmente favorável para a proliferação do transmissor da Dengue, do vírus Zika e da Chikungunya, porque o mosquito põe seus ovos junto a água parada.  O agente Victor Vidal tem um comunicado importante para todos nós.

 

 

TEC/SONORA: Victor Vidal, Agente de endemias.

 

“O combate a Dengue não é feito só pelos agentes de saúde e agentes de endemias, é feito em parceria com a comunidade. Então, cada pessoa que tiver que precisar guardar água na sua casa tem que ter bastante cuidado, observar esses depósitos, deixar esses depósitos vedados. E mesmo as pessoas que não precisem estar com depósito tipo tambor, pote, mas que façam as vistorias dos seus imóveis periodicamente. Verificar se há garrafas, se tiver garrafa com boca pra cima, emborcar. Se tiver caixa aberta, vedar essa caixa porque só com o apoio da população, é que a gente vai conseguir vencer esse mosquito.”

 

LOC: Anotou o recado? É preciso que todos nós tenhamos o cuidado diário em nossas casas. O mosquito não perdoa ninguém. Exemplo disso, é o outro agente, Maurício Barbosa. Apesar de trabalhar todos os dias no combate contra o mosquito, ele foi vítima da Chikungunya na própria casa, lá na Rua Vasco Benício, no Álvaro Weyne. Isso ocorreu há seis meses e até hoje ele ainda sente as sequelas.

 

SONORA: Maurício Barbosa, agente de endemias.

 

“É muito dolorosa, a doença ela te priva de muitas coisas. Você fica mesmo em uma situação muito ruim. As articulações doem bastante. Então, assim, a prevenção é essencial para que a gente evite essas doenças dentro da casa da gente. Quando fui acometido pela doença, eu passei a fazer o dever de casa mesmo propriamente dito, né? Que é a remoção de depósitos, que possam colocar em risco a minha saúde e a saúde da minha família. A eliminação mesmo da água parada e da água estagnada. Não tenho mais isso na minha casa.”

 

LOC: Doeu só de ouvir? Imagina passar por essa situação? Então, vamos aprender a lição com o Maurício e fazer a nossa parte para que o mosquito não seja maior que todos nós juntos. Basta vistoriar o seu espaço constantemente. Se encontrar qualquer tipo de possível foco, elimine. Afinal, sabemos os perigos que o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya pode trazer. Saiba mais sobre como combatê-lo, na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes. 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.