Data de publicação: 26 de Março de 2017, 22:40h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC: Nesta segunda-feira, o Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Universidade de Fortaleza vai apresentar a primeira versão de um aplicativo de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A ferramenta conta com um alarme que incentiva o usuário a fazer uma faxina semanal e nele é possível escolher onde você mora, se é em um sítio, em um apartamento ou uma casa. Depois disso, você insere algumas informações, como a quantidade de banheiros que a sua casa possui, quantas varandas, quantas pias, quantos quintais... e é aí que aparece uma tela onde você pode iniciar a sua faxina ou receber dicas de como fazê-la. O aplicativo conta também com informações sobre o mosquito, com dados de como combatê-lo, ensina mais sobre as doenças, te indica qual é o posto de saúde mais próximo e permite que você receba notícias apenas da sua região. De acordo com a secretária-executiva do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, Maria do Carmo, o aplicativo é moderno, interativo e motivador.
TEC/SONORA: Maria do Carmo, Secretária-executiva do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará.
“Esse aplicativo será uma faxina personalizada, com jogos, bastante interativo, bem moderno e ele motiva mudanças de comportamento. Então assim, é muito interessante porque ele é muito interativo mesmo. Então motiva para que as pessoas acessem, que usem realmente. Vai ser uma grande contribuição para o combate ao mosquito.”
LOC: O projeto conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância, a UNICEF, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará e do Governo do Estado. Além disso, o aplicativo vai contar com o apoio financeiro do TechCamp, que é um evento internacional da embaixada dos Estados Unidos, feito em Bogotá, Colômbia, como explica o coordenador do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Universidade de Fortaleza, José Eurico de Vasconcelos Filho.
TEC/SONORA: José Eurico de Vasconcelos Filho, Coordenador do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Universidade de Fortaleza.
“Nós fomos à Colômbia, ao TechCamp, que é um grande evento também na área de comunicação e saúde; e lá apresentamos a ideia do nosso projeto; ganhamos, inclusive; fomos agraciados com o apoio do evento TechCamp para apoiar na execução do projeto e estamos em pleno vapor no desenvolvimento de uma tecnologia, que a ideia é exatamente chamar as pessoas à uma participação mais efetiva, para estas pessoas se sentirem parte deste grande problema e trabalharem em prol da diminuição do impacto do mosquito aqui no Brasil, mais especificamente, em uma primeira testagem, aqui no nordeste.”
LOC: A apresentação da ferramenta vai ser feita durante o seminário“Chikungunya: Conhecer para Prevenir e Combater – Experiências e atitudes para o enfrentamento do mosquito”, que vai acontecer no dia 27 de março, de 8 horas da manhã às 5 horas da tarde, no auditório João Frederico Ferreira Gomes, localizado na Assembleia Legislativa do Ceará. O evento vai contar com debates e palestras e iráreunir gestores municipais, estaduais, profissionais da saúde, especialistas da área do controle das arboviroses, instituições de ensino e pesquisa, empresários e demais segmentos da sociedade.
Para saber mais sobre a Dengue, Zika e Chikungunya, acesse www.saude.gov.br. Ministério da Saúde. Governo Federal.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev