CAXIAS DO SUL (RS): Rapidez no tratamento da Tuberculose é o objetivo

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

LOC: A cidade de Caxias do Sul tem se esforçado para diminuir os casos de Tuberculose. Em 2016, foram registrados 28 casos da doença a cada 100 mil habitantes. A cidade conta com atendimento específico contra a Tuberculose no Centro Especializado de Saúde. O secretário de Saúde, Fernando Vivian, afirma que o desafio da Rede Municipal de Saúde é oferecer diagnóstico e tratamento de maneira mais rápida. Para isso, os profissionais de Caxias do Sul estão trabalhando para melhorar esse aspecto, já que a Tuberculose precisa ser diagnosticada o mais rápido possível.

 

TEC./SONORA: Fernando Vivian, secretário de Saúde de Caxias do Sul.

A maioria dos nossos casos de Tuberculose vem do nível terciário. São pacientes que internam mal nos hospitais e são referenciados para exames de diagnóstico. Então, é um diagnóstico bastante tardio. Nosso foco é tentar criar instrumentos no município que instrumentalizem o servidor para fazer rastreio de paciente tossidor crônico, aquele paciente de risco, e oferecer exames e baciloscopia.”

 

LOC: Outro problema no controle da Tuberculose é o abandono do tratamento. São necessários pelo menos seis meses para que o paciente esteja curado da doença. Mesmo com orientação, uma parte dos doentes acaba deixando de tomar os remédios. É o caso do pintor Arnaldo da Silva, 38 anos, que trata a Tuberculose pela segunda vez. Só que agora, de acordo com o pintor, não pretende largar os remédios, até que esteja totalmente curado.

 

TEC/SONORA: Arnaldo da Silva, pintor.

O primeiro tratamento eu tinha desistido dele. Eu fiz uns quatro meses. Fui orientado e tudo, mas tinha acontecido algo na minha vida, me separei da minha esposa. Daí eu perdi aquela vontade de fazer o tratamento. Graças a Deus, eu comecei a fazer de novo e já faz quatro meses que estou fazendo o tratamento.”

 

 

LOC: Quem tem tosse por mais de três semanas, febre, perda de apetite e emagrecimento deve procurar uma unidade de saúde. Quanto mais cedo se começa o tratamento, maiores são as chances de cura. Mais informações sobre o combate à Tuberculose, acesse saude.gov.br  

Receba nossos conteúdos em primeira mão.