CARUARU (PE): 180 mil imóveis devem ser visitados, no combate ao Aedes, na cidade

Máquinas retroescavadeiras e caçambas dão suporte em mutirão de combate ao Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: No combate ao Aedes aegypti, Caruaru promove vistorias nos imóveis da cidade. Ao todo, 160 agentes comunitários de endemias e de saúde estão nas ruas, identificando e eliminando focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika. As equipes também orientam a população sobre os cuidados que se deve ter para evitar a formação de criadouros do inseto. A previsão da secretaria municipal de Saúde é de que 180 mil imóveis devem ser visitados. As ações também contam com o apoio de 120 Bombeiros Civis. Em Caruaru, Salgado e São João da Escócia estão entre as localidades que mais sofrem com a infestação do Aedes. O aposentado, Paulo de Oliveira, de 67 anos, mora em Saldado. Ele conta que os agentes são cuidadosos, mas nunca deixa de fazer a parte dele para evitar focos dentro de casa.
 
SONORA: Morador de Caruaru, Paulo de Oliveira.
 
“Aqui, nós temos recebido a visita dos agentes. São pessoas descentes, pessoas excelentes, já puseram remédio nas águas. Nós também temos o maior cuidado. A caixas d’água são todas tampadas, temos cuidado nos ralos e nos vasos sanitários. Tudo fechado, tudo lacrado.”
 
REPÓRTER:  Os próximos mutirões de limpeza para acabar com os focos do Aedes vão ocorrer nos dias 4, 11 e 18 deste mês. Máquinas retroescavadeiras e caçambas vão dar suporte à ação. Além disso, professores e alunos das escolas do município estão aprendendo em sala de aula a combater o mosquito. Agentes municipais já realizaram dinâmicas educativas nas escolas Professor Kermógenes e Laura Florêncio. A intenção é de que as informações sejam multiplicadas para famílias. Para o combate ser eficiente, é fundamental que toda população colabore com os agentes e abra as portas para os profissionais, como explica a secretária municipal de Saúde, de Caruaru, Aparecida Souza.  
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
SONORA: secretária Municipal de Saúde, de Caruaru, Aparecida Souza.  
 
“Eu faço um apelo para que a população possa permitir a entrada dos nossos agentes, fazendo um trabalho em parceria. Nós precisamos desenvolver esse sentimento de responsabilização em relação à nossa casa, à nossa vizinhança e à nossa cidade.”
 
REPÓRTER: O ideal é cada família dedique 15 minutos por semana para combater o Aedes aegypti. Como não há remédios, nem vacinas para a dengue, chikungunya e o Zika, a única forma de se proteger é acabar com o mosquito, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
“Como nós não temos vacina, nós só temos um caminho a trilhar: é eliminar o mosquito para que ele não transmita nem a dengue, nem a chikungunya e nem o vírus Zika.”
 
REPÓRTER: Qualquer pessoa que queira contribuir com o combate ao Aedes em Caruaru pode ligar no telefone da Vigilância Sanitária. O número é: 3701-1423. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Marquezan Araújo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.