O Ministério da Indústria Comércio Exterior e Serviço (MDIC) divulgou nessa segunda-feira (28) o guia básico para exportação de serviços, que traz dicas para empresas brasileiras interessadas no setor. A publicação tem informações atualizadas e essenciais para quem deseja exportar serviços e bens intangíveis, como marcas e tecnologia, para o comércio internacional.
Em 2016, essas empresas representaram mais de 73% da participação no valor adicionado ao PIB brasileiro. As exportações nesse mesmo ano renderam 18,5 bilhões de dólares de faturamento para quase 12 mil empresas do ramo. Mesmo com números expressivos, o Brasil ocupa apenas a 32ª posição no ranking mundial de exportadores de serviços, de acordo com dados do ministério.
Entre as dicas do guia básico para exportação de serviços, está a de que as empresas interessadas devem, antes de tudo, fazer um estudo de mercado. A orientação serve para que a empresa diminua custos e agregue parcerias, entre outros. Outra dica é que os empreendedores se planejem e observem as normas de outros países. A cartilha está disponível na página do Ministério.
De Brasília, Jalila Arabi.