CARNAÍBA (PE): Carnaíba está em alerta para focos do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A cidade de Carnaíba saiu de índice satisfatório para focos do mosquito que causa a Dengue, Zika e Chikungunya para estado de alerta em 2016. A informação consta em relatório do ministério da Saúde. O índice de infestação do mosquito aumentou quatro vezes, pulando de 0,8 para quase três e meio. Em boa parte do Nordeste, as pessoas precisam armazenar água por causa da seca. O problema é que se o reservatório não estiver bem tampado, ele pode virar um criadouro do mosquito da Dengue, Chikungunya e Zika. Isso pode explicar o aumento do índice de infestação em Carnaíba. A coordenadora geral dos Programas de Controle da Malária e das Doenças Transmitidas pelo mosquito do Ministério da Saúde, Ana Carolina Santelli, explica como se deve fazer para que isso não aconteça.
  
TEC/SONORA:  Ana Carolina Santelli, coordenadora geral dos Programas de Controle da Malária e das Doenças Transmitidas pelo Aedes do Ministério da Saúde
Uma forma de equacionar essa questão em ter que armazenar água e não permitir que esse armazenamento se transforme em criadouros do mosquito é uma estratégia de colocar uma tela ou um filó com elástico em volta, cobrindo esses reservatórios. Então, não permitindo que o mosquito pouse nesses locais para colocar os ovos”. 
 
LOC: Para que o mosquito não procrie, a população precisa fazer a parte dela, mantendo a casa limpa, sem pontos de água acumulada. Tire uma vez por semana para limpar o quintal de sua casa, por exemplo. Para saber mais sobre o mosquito e as doenças, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.